Na tarde da última quinta-feira (16), a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), promoveu uma importante reunião com os gestores escolares interinos e certificados que irão atuar na Rede Municipal de Ensino. A iniciativa, marcada pelo acolhimento e orientação dos profissionais, faz parte de um conjunto de ações que visam reconstruir e qualificar a educação pública do município.
Na ocasião, os gestores foram apresentados a um breve balanço da situação em que a Educação de Lagarto foi encontrada pela Gestão União e Desenvolvimento, conheceram a equipe da SEMED e alguns projetos da pasta para a educação, além de receberem um guia com informações importantes para desempenharem de forma adequada a gestão escolar. “A gestão de uma escola precisa ser transparente, democrática, responsável e concretizada”, enfatizou a secretária municipal da Educação, professora Taysa Mércia, em discurso.
De acordo com a diretora de Gestão Educacional da SEMED, professora Cleciane Alves, o guia apresentado e distribuído foi desenvolvido pela equipe da Secretaria e apresenta orientações administrativas e pedagógicas fundamentais, que permitem aos gestores iniciarem os trabalhos de forma imediata. “Agora é segui-lo e trabalhar, porque temos a certeza de que tudo dará certo”, comentou.
Para se ter uma ideia, o guia orienta quanto às dependências da unidade de ensino e às condições da água, da iluminação, da higiene, do quadro de funcionários, dos canais de comunicação, das matrículas escolares, da inspeção e censo escolar, além da gestão de recursos financeiros para projetos e programas oriundos dos governos federal e estadual. Tudo isso aliado a considerações de ordem pedagógica. “Com esse guia, buscamos apoiar aqueles que estão assumindo a função de gestão escolar”, acrescentou Cleciane.
A reunião e a forma como os trabalhos foram conduzidos foram elogiadas pelos presentes, a exemplo da diretora da Escola Municipal Luiza Pereira, Josefa Rodrigues Mendes. “Enquanto gestora escolar, posso afirmar que esta foi uma reunião muito produtiva. Muitos pontos foram esclarecidos e espero que, em 2025, as coisas fluam grandemente para todos. Agora é trabalhar para melhorar a educação do nosso município”, avaliou.
Em consonância com Josefa, a secretária Taysa frisou que a palavra de ordem na Educação de Lagarto é trabalho. Trabalho para ofertar condições dignas de ensino e aprendizagem, merenda escolar de qualidade e resultados efetivos que façam dos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino pessoas com futuros brilhantes. “Esses futuros só podem ser possíveis se a gente tiver muito trabalho. Portanto, a nossa palavra de hoje é muito trabalho. É um trabalho de reconstrução, de união, então tudo é para que possamos dar o melhor, é o melhor que a gente quer dar”, reforçou.
Gestores interinos
Os novos gestores escolares interinos de Lagarto foram nomeados nesta semana, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Município. O ato administrativo considerou a necessidade de manter as unidades de ensino em funcionamento, já que a gestão anterior exonerou todos os diretores escolares inseridos via cargos comissionados no último dia 31 de dezembro de 2024.
Última atualização em 17 de janeiro de 2025