Mais de uma centena de pacientes do município de Lagarto teve a oportunidade de passar por tratamento cirúrgico de pterígio, conhecido popularmente como “carne no olho”, nesta terça-feira, 19. A Prefeitura de Lagarto, através do serviço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou o encaminhamento de 140 pacientes para o centro cirúrgico do Instituto de Olhos de Sergipe (IOSE) no município de Itabaiana.
A prefeita Hilda Ribeiro afirmou que a meta é fechar, até o fim deste ano, todos os agendamentos para os procedimentos cirúrgicos de pterígio. “Sinceramente, estou muito feliz com o dia de hoje. Ver que os pacientes estão tendo a atenção que merece, realizando as cirurgias e tendo um resultado que sempre esperaram enche a gestão de orgulho, deixa os servidores da Saúde com um sorriso no rosto de satisfação e dever cumprido”, afirmou.
O mutirão faz parte das ações da Coordenação de Atenção Especializada, da SMS, que disponibilizou transporte e acompanhamento de profissionais. “Nosso desejo é, além da correção estética, que melhora a autoestima de homens e mulheres, promover saúde em todos os aspectos, porque, se o pterígio é grande, a visão pode ser prejudicada e pode fazer também com que o paciente sinta seu olho irritado”, afirmou Luiza Ribeiro, secretária municipal de Saúde.
Ela explicou que as cirurgias são realizadas pelo IOSE em Itabaiana pelo fato de o instituto, que é o prestador de serviços de oftalmologia da Prefeitura de Lagarto, não possuir centro cirúrgico no município lagartense. Porém todo o suporte para acompanhamento dos pacientes é prestado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Pterígio – A “carne no olho” é uma lesão causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival na área de exposição do olho em direção à córnea. Acredita-se que sua causa é a exposição à luz ultravioleta do sol. Em casos avançados, o pterígio pode crescer de tal maneira que cobre a pupila e interfere com a visão.
Última atualização em 11 de novembro de 2019