Na noite desta terça-feira, 20 de agosto, o secretário do Meio Ambiente de Lagarto, Aloísio Andrade, teve a oportunidade de se reunir com empresários e membros do Rotary Club, para apresentar a Coleta Seletiva que acaba de ser implantada do município. O encontro aconteceu no auditório da Câmara de Diretores Lojistas – CDL.
Por meio de vídeos e fotos, o secretário mostrou a nova realidade de dezenas de agentes coletores de recicláveis que até pouco tempo vivia em condições sub-humanas no Lixão deste município e que desde o início desta semana estão percorrendo a cidade com seus carrinhos personalizados em busca de material reciclável para a Cooperativa dos Catadores de Lagarto COOPCAL.
“Estamos aqui para pedir a adesão, a ajuda de cada um dos senhores para colaborar, não com dinheiro, mas com o material que é descartado diariamente nas suas respectivas empresas e por que não também nas vossas residências. Muitos de vocês sequer sabem o destino destes, deixam nas portas para a coleta, seja do caminhão do lixo ou de catadores independentes. Queremos extinguir de vez o lixão e estamos começando por este novo projeto, que representa a sustentabilidade que a sociedade tanto clama, mas precisa fazer sua parte. por isso estamos aqui pedindo que orientem seus funcionários e passem a dar a preferência para essas famílias cooperadas que tiram o sustento do reciclável e acreditam num novo presente e futuro proposto pela Prefeitura de Lagarto”, resumindo o discurso do secretário.
Outras pautas
Além da coleta seletiva outros temas abordados pelo secretário, foram: Poluição Sonora (Carros de propaganda dentre outros veículos que passarão a ter limite de volume) e o Licenciamento Ambiental que passou a ser fornecido pela SEMA do município. Os empreendedores foram orientados a regularizarem seus estabelecimentos conforme a Legislação Ambiental vigente. Essa ação visa prevenir danos ambientais no desenvolvimento das atividades passíveis de regularização.
Presentes neste encontro o Diretor de Licenciamento ambiental Allan Fontes, e o Diretor de Controle Ambiental Carlos Wagner e demais representantes da SEMA.
Você que leu esta matéria e quer saber como ajudar na coleta seletiva, atente abaixo a lista de material que você descarta e pode a partir de agora separar do seu lixo orgânico e ajudar essas famílias.
Plásticos
– Garrafas, embalagens de produtos de limpeza;
– Potes de cremes, xampus;
– Tubos e canos;
– Brinquedos;
– Sacos, sacolas e saquinhos de leite;
– Isopor.
Alumínio
– Latinhas de cerveja e refrigerante; tubos de creme dental ou bronzeador
– panelas
– Esquadrias e molduras de quadros;
Metais Ferrosos
– latas de óleo, sardinha, pregos, canos, arames, cobre
Papel e papelão
– Jornais, revistas, impressos em geral;
– Papel de fax;
– Embalagens longa-vida.
Vidro
– Frascos, garrafas;
– Vidros de conserva.
Atenção: MATERIAIS NÃO RECICLÁVEIS
– Cerâmicas;
– Vidros pirex e similares;
– Acrílico;
– Lâmpadas fluorescentes;
– Papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo)
– Papéis carbono, sanitários, molhados ou sujos de gordura;
– Fotografias;
– Espelhos;
– Pilhas e baterias de celular (estes devem ser devolvidos ao fabricante);
– Fitas e etiquetas adesivas.
DICAS DE COMO SEPARAR O LIXO PARA A COLETA
Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto, principalmente no caso de detergentes e xampus, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material.
Vidros: lave-os bem e retire as tampas.
Metais: latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento.
Papéis: podem ser guardados diretamente em sacos plásticos
Lembrando que não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco do úmido.
Última atualização em 22 de agosto de 2019