Lagarto se prepara para receber a construção de uma rede estruturada de gasoduto, além de obras de saneamento básico e habitação que garantirão a geração de emprego e renda e o desenvolvimento da capital do sertão sergipano. O prefeito Sérgio Reis reuniu-se, na manhã desta segunda-feira, 13, com a Agência de Desenvolvimento de Sergipe (Desenvolve-se), com a Iguá Sergipe, com a JFilhos Construtora e com a Sergás/SE, para discutir o planejamento de importantes ações que irão alavancar a cidade.
“Recebemos o município de Lagarto totalmente destruído, mas já estamos pensando no futuro no planejamento do desenvolvimento da cidade. Hoje foram reuniões muito produtivas que tivemos, primeiro com o presidente da Sergás, José Matos, onde assumimos um compromisso com a nossa população, que é de levar gás natural para o nosso município. Através de uma ação do governador Fábio Mitidieri, a Sergás, nesse primeiro momento, chega para o grupo Maratá, e em segundo momento, o município como um todo irá receber gás natural nas residências de condomínios e demais empreendimentos, fazendo uma importante interligação, facilitando a vida do cidadão e reduzindo custos para as famílias lagartenses”, destaca o prefeito Sérgio.
O presidente da Sergás, José Matos, explica que a Indústria Maratá será a primeira beneficiada, com atendimento da rede de gasoduto feita por caminhões e carretas. “O prazo é para que em maio deste ano a Maratá já esteja utilizando gás natural em Lagarto. No segundo momento será a construção de uma rede estruturada dentro da cidade, que atenderá condomínios, comércios, indústria, hospitais etc”, afirma o presidente.
Ainda conforme José Matos, esse é um marco para o município de Lagarto, dada a importância do gás natural. “Todos necessitam do gás natural. Vamos fazer uma rede canalizada dentro da cidade, que é a segunda fase, e ela deve iniciar já no segundo semestre deste ano, chegando para residências que estiverem em condomínios, comércios e demais empreendimentos. Esse é um importante benefício para a população, sobretudo financeiro, porque o gás natural é mais barato, mas também ecologicamente, pois se trata de uma matéria menos poluente frente à lenha, ao óleo diesel e aos demais combustíveis que a indústria utiliza. Sem contar que é um marco para a cidade do ponto de vista econômico, com a redução de custos”, reforça.
Saneamento Básico
Um momento importante da reunião foi o planejamento para a atuação da Iguá Sergipe, nova administradora de saneamento básico do Estado. “Nós mostramos a importância da vinda da Iguá para Lagarto e eu já trouxemos uma demanda para eles, que é o povoado Jenipapo, para acabar de vez com o problema de falta de água na região. A primeira ação da Iguá deverá ser por lá”, garante o prefeito Sérgio.
O diretor presidente da empresa, Fernando Vieira, explica que Lagarto receberá ações da “Operação Assistida”, que está em fase de planejamento das etapas. “Essa foi uma conversa de aproximação para a Iguá Sergipe, que ficou responsável pelo serviço de água e esgotamento sanitário de 74 dos 75 municípios sergipanos, incluindo Lagarto, para que possamos entender as principais demandas da região. Nós temos um interesse em priorizar o investimento em abastecimento de água, que é muito sensível, e o prefeito colocou alguns pontos de onde devemos começar a olhar com mais atenção. Mas, é importante destacar a geração de emprego e renda que essas ações demandam. Portanto, serão gerados também benefícios socioeconômicos dentro do município”, salienta Fernando.
Habitação
Outro ponto de destaque na reunião desta manhã, que aconteceu na Desenvolve-se, em Aracaju, foi sobre habitação, mais um compromisso assumido pelo prefeito Sérgio, que já está direcionando ao município a construção de 528 unidades habitacionais para a população carente, a partir de uma parceria com a JFilhos Construtora.
“Nessa mesma pegada na geração de emprego, desenvolvimento e ampliação da nossa cidade, estamos focando na área da construção civil. É importante frisar que nós vamos levar 528 unidades para a população sem renda ainda neste semestre, autorizando a ordem de serviço para que a construtora possa começar essas obras. Sem falar no Cheque Moradia, que já está pronto e, em breve, vamos entregar para cerca de 55 famílias, que serão as primeiras a receber”, destaca o prefeito.
O representante da JF Filhos Construtora, Evilson Souza, agradeceu à Sérgio Reis pela parceria e a confiança para “este grande desafio”. “Há um déficit de habitação que passa de 6 mil famílias em Lagarto. O prefeito já garantiu 528 unidades para quem não tem renda, e já tem recurso para autorizar mais de 300 casas para quem tem renda, através do programa Minha Casa Minha Vida Cidades, o que gerará também emprego e renda. Com o secretário de Indústria e Comércio, Marlysson Magalhães, articulamos a questão do NAT, onde vamos precisar de 200 pessoas nessas obras, entre serventes de obras, pedreiros, eletricistas, auxiliares e muito mais. Essa parceria é muito importante”, disse.
O secretário de Indústria e Comércio de Lagarto, Marlysson Magalhães, reforça a importância das articulações para o desenvolvimento da cidade. “Hoje foi um dia muito importante, onde estive, juntamente com o prefeito Sérgio, participando de várias reuniões de diversos segmentos, na área de moradia, do gás, na área de saneamento básico e obras estruturantes para o nosso município. Estamos muito felizes de ver que Lagarto está no caminho do desenvolvimento, gerando mais emprego para nossa população. Esse é um novo momento na nossa cidade”, avalia.
Última atualização em 14 de janeiro de 2025