Em plena pandemia, o município se destacou como a melhor gestão de saúde, ficando a frente da Capital e de N. S. do Socorro.

A Gestão Municipal de Lagarto foi reconhecida e eleita com o “Prêmio Band Cidades Excelentes”, como uma das 3 melhores do Estado de Sergipe com mais de 100 mil habitantes.

O prêmio que é considerado nacionalmente como o “Oscar da Gestão Pública” veio para incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros através da premiação das boas práticas da gestão pública.

A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila e é direcionado a todos os municípios do país. O índice é atualizado frequentemente conforme atualização dos indicadores em suas fontes, portanto é dinâmico representando a situação mais atual do município.

Teve como indicadores os cinco pilares da administração pública. Confira as colocações por categoria onde Lagarto disputou posições com Aracaju e Nossa S. do Socorro.

1º lugar em Saúde e Bem-Estar

Cobertura Estratégica Saúde da Família, Expectativa de vida ao nascer, Número de leitos hospitalares por mil habitantes, Número de profissionais da saúde por mil habitantes, proporção de internações sensíveis a atenção básica- ISAB, Taxa de mortalidade infantil por mil habitantes, Casos por Covid-19 por 100 mil habitantes e Mortes por Covid-19 por 100 mil habitantes.

2ª melhor em Eficiência fiscal e transparência, Eficiência Fiscal e Transparência:

% de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capta, Resultado Fiscal, Índice de Transparência, Aderência ao Plano de Contas.

2ª melhor Infraestrutura e Mobilidade Urbana:

Condições ambientais urbanas, condições habitacionais, infraestrutura Urbana, Serviços Coletivos urbanos, Abastecimento de Água, Frotas de veículos por habitante, Deslocamento casa trabalho em menos de 1 hora.

E 2º melhor Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública:

PIB per capita, Índice GINI da renda domiciliar per capita, Jovens com 25 anos ou mais que completaram o ensino médio, Pessoas com 25 anos ou mais que completaram o ensino superior, Percentagem de pobres na população, Renda domiciliar Per Capita, % da população economicamente ativa empregadas, Taxa de homicídios, Taxa de homicídios por arma de fogo, Taxa de mortes no Trânsito.

E 3ª melhor Educação:

Analfabetismo, expectativa em anos de estudo, taxa de abandono anos finais ensino fundamental, Taxa de abandono anos iniciais Ensino Fundamental, Gasto com Educação por aluno por IDEB, Resultado IDEB anos finais Ensino Fundamental, Resultado IDEB anos iniciais Ensino Fundamental, Distorção Idade-Série Ensino Fundamental, Acesso a Educação infantil -creche.

Confira no link abaixo a classificação geral

“Qual é o gestor que não se sente feliz com um reconhecimento de nível nacional? E vindo de um veículo de mídia tão importante como a Band? Não realizamos nada sozinhos, isso é fruto de uma equipe coesa que proporciona uma gestão limpa, eficiente e transparente. Mas especialmente, pelos bons resultados e boas notícias que estamos celebrando a cada semana que é a Parceria, Trabalho e desenvolvimento, graças as emendas federais que tem proporcionado nosso avanço. Dedico este prêmio a todos os nossos colaboradores, especialmente ao meu esposo e parceiro da gestão, o deputado federal Gustinho Ribeiro”, comemorou a prefeita Hilda Ribeiro.

Última atualização em 25 de novembro de 2021