Compartilhe:

A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde vem a público informar que o atendimento com psicólogos na rede especializada municipal (Caps, Centro de Especialidades, Centro Humanizado da Mulher e da Criança e CER III) é realizado através de encaminhamento do médico clínico de uma Unidade Básica de Saúde.

A coordenaria de saúde mental do município está organizando o fluxo de pacientes para que sejam atendidos o mais breve possível. Alguns desses pacientes já foram contatados para que possamos conhecer a situação atual dos mesmos e se ainda possuem interesse no tratamento. Alguns contatos, porém não obtivemos êxito (telefones inexistentes ou indisponíveis).

Com a pandemia a procura por esse tipo de serviço aumentou ainda mais, dificultando a lista de espera, visto que o processo terapêutico não tem uma quantidade de atendimentos específicos, por se tratar de uma demanda especializada que trabalha a subjetividade do sujeito, muitos pacientes precisam manter acompanhamento psicoterápico constantemente.

Durante o início da pandemia em 2020, foi criado o plantão psicológico para dar suporte a comunidade, porém no final desse mesmo ano a procura por essa oferta diminuiu bastante, optamos assim por encerrar o plantão psicológico e voltar aos atendimentos normalmente.

A Prefeitura de Lagarto está tentando solucionar o problema o mais breve. O município já solicitou, inclusive, a contratação de novos profissionais para suprir a demanda. Os profissionais dos Centros de Atenção psicossocial (CAPS) têm dado todo o suporte no acolhimento e escuta dos casos enviados de urgências e de hospitais.

Última atualização em 4 de setembro de 2021