Compartilhe:

A Prefeitura de Lagarto vem a público esclarecer que, diante de uma matéria divulgada nesta quarta-feira, 1º, onde uma suposta usuária da saúde diz que os testes para o coronavírus estão sendo negados pela Prefeitura, os protocolos adotados no município de Lagarto são os do Ministério da Saúde.

 

A Prefeitura afirma que a referida mulher já chegou na Unidade de Saúde Antônio Maroto com um aparelho celular em mãos fazendo as filmagens divulgadas. Em seguida, se dirigiu à Clínica de Saúde Dr. Davi. Lá, a mesma também chegou com o celular em mãos fazendo registro da unidade e utilizando-se das imagens dos profissionais, foi atendida pelo médico da estratégia de saúde da família, realizada as orientações quanto ao isolamento domiciliar e medidas de conforto e suporte clínico, bem como sinais de alerta e direcionamentos necessários.

Os testes rápidos realizados pelo município, no âmbito da atenção básica, precisam respeitar o período de tempo que o organismo desenvolve os anti-corpos anti-Covid, que podem ser detectados com melhor sensibilidade após o 7° dia de início dos sintomas. Já para a detecção do vírus SARS-CoV-2 no corpo, utilizando outras amostras e metodologias de processamento, o paciente precisa estar entre o terceiro e o quinto dia do início dos sintomas, sendo que este último tipo de teste, só é realizado na rede hospitalar, ou seja, não é realizada nas unidades básicas de saúde.

Lamentavelmente, esta é mais uma situação na qual as pessoas pensam apenas nas questões políticas e esquecem o momento delicado que o mundo atravessa. Mesmo diante da pandemia, algumas pessoas torcem apenas para o quanto pior, melhor. O que é um grande erro!

A Prefeitura de Lagarto informa que tem atendido diversos pacientes e realizado muitos testes, todos de acordo com as necessidades de cada um. Além disso, a atitude de uma pessoa de se dirigir à uma unidade de saúde e filmar a estrutura, os profissionais e os pacientes é totalmente reprovável.

Prefeitura de Lagarto

Secretaria Municipal da Saúde

Última atualização em 3 de julho de 2020