Iniciado no último dia 5, o município de Olímpia em São Paulo, realiza um dos maiores e mais importantes encontros da cultura brasileira. É o 59º “Festival Nacional do Folclore – FEFOL”, que, neste ano, apresenta mais de 40 grupos de norte a sul do país, representando todas as regiões brasileiras.

Celebrando o Jubileu de Açucena, a edição deste ano homenageia o Grupo Folclórico Parafusos, que, segundo a tradição oral local, possui mais de 125 anos de história e é considerada a única manifestação cultural do gênero no Brasil. O tema da encenação, “Vem ver Sergipe! Tradição em movimento, nosso Brasil Cultural!”, celebra o reencontro de histórias e alegrias vividas no decorrer do Festival do Folclore de Olímpia e faz referência direta aos Parafusos, inclusive no cartaz oficial.

“Tanto os nossos ´Parafusos´, que este ano são as estrelas maiores do Festival, as ´Taieiras´ e a ´Banda de Pífanos´ também estão presentes em Olímpia com apoio da Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria Municipal da Cultura (Secult) que prestou todo o apoio logístico para que Lagarto mais uma vez esteja devidamente representada neste grandioso evento. É um compromisso da Gestão Hilda Ribeiro com a Cultura Popular”, frisou o secretário municipal da Cultura Adriano Fontes.

O Fefol 2023 segue até o dia 13 de agosto com transmissões ao vivo pelo canal do evento no YouTube
A programação completa está disponível no site Festival do Folclore.

Última atualização em 7 de agosto de 2023