A Capital do Interior encerrou o ano de 2023 com um rico cenário cultural, repleto de eventos e manifestações que envolveram toda a população lagartense. A Secretaria de Cultura comemora os excelentes resultados alcançados ao longo do ano.

Retrospectiva dos Trabalhos Realizados em 2023:

Manifestações Culturais e Artísticas:

• Atendendo à diversidade local, foram beneficiadas 123 bandas locais e 32 bandas nacionais, proporcionando um palco vibrante para talentos da cidade e do país.
  • Mais de 202 manifestações folclóricas coloriram as ruas de Lagarto, destacando a riqueza da cultura popular local.
  • A realização de 25 exposições de obras de arte em diversos pontos do município contribuiu para a apreciação e valorização da arte.
  • Iniciativas quilombolas foram promovidas, com 12 ações e reuniões, fortalecendo os laços culturais.

Acesso à Cultura e Inclusão Digital:

• Telecentros promoveram a inclusão digital, atendendo 32 turmas e beneficiando 256 pessoas.
  • A Conferência Municipal Cultural reuniu 119 participantes, proporcionando um espaço de diálogo e reflexão sobre a cultura local.
  • O Intercâmbio Cultural realizou 03 viagens, envolvendo 150 pessoas em experiências enriquecedoras.
  • A Biblioteca José V. de Carvalho atendeu 753 pessoas, promovendo o acesso à literatura e conhecimento.
  • Com 921 alvarás emitidos, a prefeitura facilitou a realização desses eventos, promovendo a segurança e legalidade.

Fomento à Arte e à Criatividade:

• Projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo resultaram em 25 iniciativas bem-sucedidas no edital 001/2023 e 127 contemplados no edital 002/2023.
  • A Lei Circulando Cultura impulsionou 24 eventos, enquanto a Lei Lagarto Mais Criativo contribuiu para a realização de 64 eventos culturais.

Eventos de Grande Expressão em 2023:

• A diversidade marcou os eventos realizados, desde o Natal Iluminado, passando pelo Aniversário de Lagarto até o Festival da Mandioca, que contou com 38 apresentações locais e 20 nacionais.
  • Ao longo do ano, 250 apresentações artísticas e culturais encantaram a cidade, destacando a riqueza do talento local.
  • O Desfile Cívico Cultural envolveu 13 escolas e 2.200 alunos, fortalecendo o sentimento de pertencimento à Lagarto.

Última atualização em 15 de janeiro de 2024