Os professores inseridos no Sistema Scliar de Alfabetização, programa de intervenção pedagógica do Sistema Municipal de Ensino de Lagarto, passaram a tarde de terça-feira, 7, por mais uma oficina, ministrada pelas coordenadoras Silvana Santana e Maria Goreti.
Os professores dos 1° e 2° Anos da Rede Municipal, que fazem parte do programa, puderam intensificar seus conhecimentos, compartilhar experiências e produzir conteúdo para serem utilizados em sala de aula.
A professora Silvana Santana também trouxe aos docentes a recente Portaria de n° 366, de 29 de abril de 2019, que estabelece as diretrizes de realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) do corrente ano.
“Uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), permite concluir que há, no que se refere à escrita, a expectativa de que até o 2° Ano do Ensino Fundamental, o estudante, além de escrever palavras, também escreva frases e textos curtos, nas formas impressa e cursiva, devendo observar se o uso adequado da pontuação, a segmentação e o uso de letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, bem como a situação comunicativa e as características de gênero”, informou a professora.
O Sistema Scliar de Alfabetização está baseado no que há de mais avançado na teoria e prática das ciências (linguística, sociolinguística, psicolinguística e neurociências) que se ocupam da linguagem verbal. Lagarto tornou-se referência nacional ao adotar o método da professora Leonor Scliar Cabral.
Última atualização em 8 de maio de 2019