No dia 17 de abril, a Escola Municipal Eliezer Porto, localizada no Povoado Brejo, realizou o I Workshop “Vivências de uma Comunidade: Somos o Povoado Brejo”. O evento teve como objetivo fortalecer o senso de pertencimento dos alunos à comunidade, promovendo uma imersão nas histórias locais, tanto escritas quanto não escritas.

O workshop foi marcado por uma série de atividades enriquecedoras, incluindo entrevistas com membros da população para explorar aspectos humanos, sociais, geográficos e econômicos da região. Além disso, uma exposição representativa da comunidade foi montada, destacando sua rica herança cultural. Palestras ministradas por representantes de diversos segmentos locais também proporcionaram insights valiosos sobre a vida na comunidade.

“Eventos como esse são fundamentais para fortalecer os laços entre a escola e a comunidade. A educação é a base para o desenvolvimento de qualquer sociedade, e esse workshop proporcionou um ambiente de aprendizado significativo para todos os envolvidos”, ressaltou o professor Magson Almeida, secretário da Educação.

José Ailton, diretor da unidade de ensino, enfatizou a importância de integrar os alunos à realidade local: “Nossa escola sempre busca formas de proporcionar experiências enriquecedoras aos estudantes, e este workshop é mais uma iniciativa nesse sentido. Ele não apenas fortaleceu os vínculos entre os alunos e a comunidade, mas também enriqueceu seu conhecimento sobre a história e a cultura do Povoado Brejo”.

A escola homenageia Eliezer Porto, uma figura emblemática na história local. Nascido em Itabaiana-SE, Porto foi um defensor ardente da educação e da cultura como pilares fundamentais para uma vida melhor. Sua contribuição para a comunidade ecoa até os dias de hoje, inspirando iniciativas como essa.

O próprio nome “Brejo” tem uma história fascinante, derivada da presença de uma nascente de água que banhava duas roças, eventualmente confiscadas pelo município devido à falta de pagamento de impostos. Com o tempo, essas terras deram lugar a lavanderias comunitárias e uma piscina, que se tornou um centro de atividades e lazer, incluindo a famosa celebração do Carnabrejo.

O workshop não apenas celebrou a rica história e cultura do Povoado Brejo, mas também ressaltou a importância da educação e do envolvimento comunitário na construção de um futuro sustentável e próspero para todos os seus habitantes. Este evento serviu como um marco na jornada da Escola Municipal Eliezer Porto em promover uma conexão mais profunda e significativa com a comunidade que a cerca.

Última atualização em 22 de abril de 2024