Na manhã desta quinta-feira,15, a Prefeitura de Lagarto organizou uma reunião no auditório da Secretaria Municipal de Saúde para tratar das estratégias e planejamentos do programa “Crescer Saudável”, que tem por objetivo enfrentar a obesidade infantil em crianças menores de 10 anos que estejam matriculadas nas séries iniciais do Ensino Fundamental do município.
Ao todo, 43 escolas inscritas no Programa Saúde e Prevenção nas Escolas (PSE) serão beneficiadas com o Crescer Saudável, em crianças que serão atendidas por: nutricionistas, educador físico e demais profissionais da atenção básica.
A obesidade infantil é um dos maiores desafios da Saúde Pública atualmente. Crianças com sobrepeso tem 55% de chance de se tornarem adolescentes obesos e 80% de chance de se tornarem adultos obesos e também são mais propensas a desenvolverem doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) em idade mais jovem do que as crianças que não sofrem com excesso de peso.
Dentre essas DCNT, destacam-se a diabetes e doenças cardiovasculares, que estão associadas a uma maior chance de morte prematura e incapacidade.
O programa é um pré-requisito do Selo Unicef Município Aprovado e estão à sua frente a Coordenadora Eva Cristiane de Carvalho do SISVAN/PSE/Crescer Saudável e a Coordenadora Josefa de Jesus (Tavares).
Última atualização em 16 de agosto de 2019