O fortalecimento do vínculo familiar é fundamental para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e emocionais das crianças. Até porque é nos familiares que os pequenos buscam acolhimento e proteção e, quando há proximidade e afeto, o processo de aprendizado tende a ser mais tranquilo com o passar do tempo. Às vezes, é comum que os cuidados sejam negligenciados, afinal, são inúmeras as responsabilidades e as tarefas a serem conciliadas, não é mesmo? Ainda assim, é importante dedicar tempo e atenção à educação, possibilitando a criação de laços mais fortes e duradouros com o seu filho.

E foi pensando nisso que a Prefeitura de Lagarto por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest), e da execução do Programa “Criança Feliz”, estará realizando no mês de maio uma sensibilização em alusão ao ‘Dia das Mães’ e o ‘Dia da Família’.

Por meio de visitas domiciliares, as mães (ou cuidadoras), estão refletindo e expressando de forma lúdica junto com seus filhos a função materna e a troca de afetos.

“Valorizar os vínculos nas famílias brasileiras é enaltecer a primeira infância, como parte essencial dos princípios e diretrizes das políticas públicas, e trará muitos benefícios para a nossa sociedade, em atenção ao desenvolvimento humano. Estimular as habilidades socioemocionais é muito importante para um crescimento saudável. Além disso, é por meio dos vínculos afetivos que os mais jovens criam visões de mundo e descobrem as suas potencialidades”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Valdiosmar Vieira.

Prefeitura de Lagarto
Capital do Interior