Um incremento ao Programa Municipal “Tá no Prato”, de distribuição de alimentos para a população lagartense acaba de ser anunciado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O município foi contemplado pelo Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, com o “Programa de Aquisição de Alimentos” (PAA).

O novo Programa tem como prioridade a compra de produtos de agricultura familiar, principalmente de comunidades quilombolas e tradicionais, além de populações assentadas da reforma agrária, negros, mulheres e jovens do campo. Esses produtores beneficiados pelo programa têm seus alimentos comprados com menos burocracia, pois o programa garante a dispensa de licitação.

“Além do nosso projeto “Tá no Prato”, lançado em 2021 pela prefeita Hilda, agora temos essa nova parceria com o Governo Federal que é o “PAA”. O investimento que será feito em Lagarto é na ordem R$ 657 mil reais para aquisição de alimentos ´in natura´, ou seja, produzidos pela agricultura familiar do município, o que representa duzentas toneladas que deverão ser distribuídas até o final do ano. Até o momento já temos 54 (cinquenta e quatro) agricultores devidamente cadastrados e aprovados para o fornecimento. A fase agora é de emissão dos cartões pelo Banco do Brasil para estes agricultores e acreditamos que já na primeira semana de agosto a Prefeitura estará iniciando a distribuição destes alimentos”, explicou o secretário da Assistência Social de Lagarto, Valdiosmar Vieira.

Quem irá receber estes alimentos?

Ainda de acordo com Valdiosmar, entre os beneficiados, estão a população em situação de insegurança alimentar e nutricional devidamente inseridos no Cadastro Único e três entidades de assistência social do município.

“Estes alimentos serão destinados para mil famílias cadastradas nos nossos quatro Centros de Referências em Assistência Social do Município; para a Fazenda da Esperança São Miguel e para as Associações de Moradores dos Povoados Rio das Vaca e do povoado Jenipapo.

Última atualização em 11 de julho de 2023