Em apoio ao “12 de Junho” Campanha Mundial contra o Trabalho Infantil, a Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), está realizando durante o mês junho, ações de prevenção e combate ao Trabalho Infantil em Lagarto.

A Campanha vem trazer um alerta para o risco de crescimento da exploração do trabalho infantil diante dos impactos da pandemia da Covid-19.

Segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua 2016, do IBGE, no Brasil, mesmo que proibido, o trabalho infantil atinge pelo menos 2,4 milhões de meninos e meninas entre 5 e 17 anos.

08fab528 7f94 4ef4 9f7d 33c3324c181b

Em 2019, das mais de 159 mil denúncias de violações a direitos humanos recebidas pelo Disque 100, cerca de 86,8 mil tinham como vítimas crianças e adolescentes. Desse total, 4.245 eram de trabalho infantil. Os dados são do Ministério da Mulher, da Família e do Direitos Humanos (MMFDH).

Neste cenário o nosso município sofre com crianças e adolescentes vivendo nessa dura realidade. Em tempos de Pandemia e Isolamento social é preciso adequar estratégias para que sejam propagadas informações e o alcance da sensibilização da sociedade contra o Trabalho Infantil.

Pensando nisso a SEDEST iniciou o mês de junho com várias atividades:

Nos dias 3 e 4/06, ímãs e panfletos sobre a temática foram entregues juntamente com os benefícios eventuais (cestas básicas) nos mais diversos povoados e comunidade, como: Crioulo de Cima, Crioulo de Baixo, Saco Redondo, Mandanela , Pindoba, Curralinho, Candeal da Cajazeiras e assentamento Roseli Nunes, a fim de que a Campanha alcance ainda mais as famílias lagartenses.
Teremos ainda a distribuição de máscaras de proteção personalizadas com o tema da erradicação do Trabalho infantil, para crianças e adolescentes do município; a realização de uma ‘live’ no Instagram da Prefeitura com o Procurador do Trabalho e coordenador do combate ao trabalho infantil em Sergipe pelo MPT, Raymundo Lima Ribeiro Junior.

Além do compartilhamento de cards informativos a população; e uma Teleconferência com integrantes da rede de proteção para fortalecimento do atendimento à população, dentre várias outras ações.

Última atualização em 13 de abril de 2021