A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e do Trabalho, tem buscado estratégias de firmar parcerias com as mais diversas instituições, a exemplo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o de estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os ao mundo do trabalho.

Esta parceria visa orientar os usuários da política de Assistência Social sobre questões relacionadas ao mundo do trabalho e promover atividades que possibilitem a estes reconhecerem suas potencialidades, acreditando que o auxílio e o estímulo podem ser essenciais para obter sucesso na busca por uma oportunidade no mercado de trabalho. Por meio do programa “Aprendiz Legal”, desenvolvido pelo CIEE, com objetivo de contribuir para a formação de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos incompletos, para que saibam fazer novas leituras do mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade.

d1af3cc3 e7a9 47b5 9b46 a5b1f84aef8d

Cabe ressaltar que estão contemplados nesta ação jovens do município de Lagarto em situação de vulnerabilidade social e/ou em situação de risco, bem como sob medida protetiva de acolhimento institucional (abrigo), e também que estejam cumprindo medida socioeducativa em meio aberto. Todos estes públicos são por vezes estigmatizados e direcionados para uma situação de segregação ocupacional, portanto a iniciativa busca romper as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos destes adolescentes e jovens, usando a aprendizagem como ferramenta para a inclusão ou reintegração social.

A Secretaria do Desenvolvimento Social foi representada pelo Secretário Valdiosmar Vieira e o CIEE por Nailton José.

Última atualização em 8 de agosto de 2019