A população LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, e mais) do município de Lagarto teve um atendimento mais que especial na manhã desta quinta-feira, 9, no CREAS Araceli (Conj. Albano Franco).

Uma ação que contou com a equipe técnica do Secretaria do Desenvolvimento Social e do Trabalho, composta por psicóloga e assistente social, e também com a presença e suporte da agente de saúde do município e presidente da Associação dos Transgêneros de Lagarto – (Astral) Carla Jeany, além da equipe da Associação de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (Astra) de Aracaju.

5ebad60f 7e8e 4723 b5f1 31566b7de450

Na oportunidade a Assessoria Jurídica da ASTRA ofertou orientações sobre a garantia de direitos sociais, dentre eles, a retificação do nome e gênero na documentação civil, levando em conta o respeito às identidades.

O encontro foi importante para firmar o espaço de acolhimento e acompanhamento às pessoas LGBTQIA+, e fundamental para firmar parceria da Prefeitura com a entidade não-governamental Astra, ampliando o escopo de sua atuação no município de Lagarto.

Bem como, garantiu a concessão de cestas básicas e kits de higiene pessoal, tendo em vista o atual momento.

eb8bccf3 1d15 4854 a623 45a96e6029f9

De acordo com o secretário Valdiosmar Vieira, um dos focos atuais e prioridade da prefeita Hilda Ribeiro é a realização de um mapeamento de toda população LGBTQIA+ e das profissionais do sexo do município de Lagarto, por parte do Creas Araceli, para que todas estejam inseridas nessa rede de proteção e com acesso aos direitos sociais sobretudo neste momento de pandemia.

Última atualização em 10 de julho de 2020