Na manhã da última quarta-feira, 22, em uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) e a Delegacia de Atendimento à Grupos Vulneráveis (DAGV) de Lagarto, foi realizada a Mobilização Municipal pela adesão ao protocolo “Não se Cale!”.

A ação faz parte do projeto de 21 Dias de Ativismo pelo fim violência contra a mulher e o objetivo da iniciativa é conscientizar e mobilizar bares e restaurantes do município a oferecer suporte às mulheres vítimas de violência doméstica.

As equipes visitaram diversos estabelecimentos, entre bares e restaurantes, para apresentar o protocolo aos responsáveis e funcionários. Durante as visitas, foram explicadas as maneiras indicadas de receber denúncias e foram fixados cartazes informativos nos banheiros femininos, com instruções de como agir em casos de violência.

Segundo a delegada titular da DAGV de Lagarto, Vanessa Feitosa, essa ação é de extrema importância para enfrentar o problema da violência doméstica no município. “Estamos aqui para fortalecer a rede de proteção às vítimas de violência doméstica e, com a adesão dos bares e restaurantes, conseguimos alcançar um público ainda maior, tornando-os aliados nessa luta”, afirma a Delegada.

Já a coordenadora de políticas públicas para as mulheres do município, Cristiane Soares, destacou a importância da parceria entre os órgãos públicos e os estabelecimentos comerciais. “Com a adesão ao protocolo, esses estabelecimentos se tornam um local seguro para acolher essas mulheres e, assim, contribuímos para a sua proteção e amparo”, reforça Cristiane.

Última atualização em 24 de novembro de 2023