A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho, esteve acompanhando de perto nesta quinta-feira, dia 25, o início do primeiro ciclo 2019 do Grupo Reflexivo para homens autores de violência doméstica. O município de Lagarto é representado neste projeto pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres – CMPPM.

1c732288 6a32 42b9 806d 2fcc5e35dd0f

O referido é importantíssimo e acontece desde 2012 tendo suas atividades desencadeadas através dos direcionamentos da Delegacia de Apoio a Grupos Vulneráveis/Delegacia de Atendimento Especializado a Mulher (DAGV/DEAM), responsável pelos encaminhamentos das mulheres vítimas de violência doméstica e pelos agressores noticiados após audiências de mediação.

O Projeto GAMA/GASVID tem reconhecimento nacional tornando-se modelo para outros municípios brasileiros.

Presente na reunião, a prefeita municipal Hilda Ribeiro, que se mostrou muito satisfeita com o projeto e reiterou a parceria dada à importância social do projeto que se propõe a contribuir para construção de uma nova cultura nas relações sociais baseadas no respeito e na paz nos lares, além de contribuir para não incidência de feminicídio no município.

285b95a8 bc15 4b75 9c4c 045442651c2f

Ao ver o empenho de todos os envolvidos, Hilda Ribeiro colocou o município à disposição de todos para um melhor desempenho do projeto e destacou: “Fico feliz em ver que todos aqui estão em busca de novos rumos em suas vidas. A Prefeitura de Lagarto estará sempre disponível para que isso aconteça da melhor forma e que todos tenham êxito nesta caminhada”, disse a prefeita, acrescentando ainda que “o empenho desses profissionais que estão aqui é a prova que o trabalho coletivo, quando feito com responsabilidade e compromisso, o resultado é o sucesso, por isso, estamos disponibilizando o melhor do Poder Executivo para o bom andamento do projeto”, destacou.

A Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Cristiane Soares de Oliveira, trabalha junto aos grupos e é responsável pelo acolhimento, orientação, cadastro, encaminhamentos e acompanhamento das mulheres e homens inseridos no projeto. Além disso, faz a articulação com a rede de serviços municipais e monitora a evolução dos participantes visando contribuir para o controle da violência e para não reincidência.

41fec21a 35b8 49ee 8c6a 4a64aec12295

O secretário de Desenvolvimento Social e do Trabalho, Valdiosmar Vieira, reforçou a relevância do projeto e das contribuições dos presentes. “O projeto é muito importante para que possamos desenhar um novo projeto de vivências sociais baseadas no respeito e valorização da família e da mulher. Todos nós estamos em constante aprendizado e buscamos através do projeto desconstruir costumes que perpetuam atos violentos baseados em práticas machistas”, ressaltou.

da3e4535 4fb6 4623 be16 3957985b70c9

Para que tudo saia dentro dos moldes a garantir o sucesso, existe a parceria entre Universidade Federal de Sergipe (UFS), através do Departamento de Terapia Ocupacional que é responsável pela metodologia, temáticas trabalhadas, treinamento da rede de apoio aos grupos, teorização e execução das atividades em grupo.

Na reunião desta quinta-feira, tivemos a presença de 38 homens noticiados por atos violentos contra mulheres. A Delegada de Atendimento a Grupos Vulneráveis, Ana Carolina Machado, Jorge, é uma das idealizadoras do Projeto GAMA/GASVID juntamente com a professora Dra. Sandra Aiache Menta. A delegada fez questão de conduzir a primeira reunião de cada ciclo trazendo a temática da Lei Maria da Penha.

c52ee8ba 6284 4111 859b 920c673160f6

Com o intuito de conhecer o trabalho desenvolvido em Lagarto estiveram presentes nesta reunião a Dra. Valdilene Martins, Vice-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB-SE, Erika Leite, Presidente do Conselho Estadual de Direitos da Mulher de Sergipe, Dra. Stefany Sousa, Diretora do Departamento de Defesa da Cidadania e Direitos Humanos/SEMOP entre professores da UFS, Servidores municipais envolvidos na rede de apoio a mulher e outros convidados e convidadas que pretendem a partir da experiência de Lagarto replicar o projeto em seus municípios.

fe136cac 9e4d 4741 982b 44138607a7c8

Última atualização em 26 de abril de 2019