Uma das medidas mais importantes contra os impactos causados pelas restrições por conta do coronavírus na economia de centenas de famílias já está sendo executada pela Prefeitura de Lagarto.

Trata-se do Programa Renda Cidadã Lagartense, que está beneficiando os trabalhadores informais (sem carteira assinada), a exemplo de vendedores ambulantes e autônomos.

De acordo com o secretário Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho, Valdiosmar Vieira, os primeiros 51 inscritos já receberam a primeira parcela do benefício no valor de R$ 110 reais, que foi depositado na conta bancária destes nesta segunda-feira, 31.

Mais de 250 trabalhadores já estão agendados para uma entrevista de avaliação e eventual cadastramento até o dia 10 de abril. São atendidos em média 30 trabalhadores por dia, com data e horário de acordo com disponibilidade do interessado.

Como o caso de dona Daiane dos Santos, que possui uma banca de roupas no Mercado Rosendo Ribeiro Filho e da noite para o dia se viu impedida de cumprir seu ofício diário.

“Assim como meus colegas do mercado, estou aguardando o fim desta quarentena que tem prejudicado severamente nossa renda. Vi o anúncio da Prefeitura e hoje estou aqui pleiteando este benefício que já me ajuda na subsistência da minha casa. Tenho marido e um filho menor de idade e preciso correr atrás”, afirmou a autônoma.

Assim como Lenilson Araujo, 39 anos, que de vendedor ambulante, para que não sofrer maiores privações, passou a fazer frete em um hipermercado da cidade e está se submetendo à avaliação no afã de também ter acesso ao recurso para poder pagar o aluguel de sua casa.

Atenção! Não somente os trabalhadores informais como cidadãos e cidadãs em situação de vulnerabilidade podem ter direito a este benefício, o da cesta de alimentos ou kits de higiene pessoal.

Os interessados devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social de Lagarto, na Rua Doutor Laudelino Freire, 414, Centro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, munidos de RG, CPF, comprovante de renda, de residência, nº de Inscrição Social (NIS) ou na ausência deste documento comprovar ser membro de uma família de baixa renda. Telefone: (79) 3631-4815,

Obs. Tem direito ao benefício apenas um trabalhador por residência.

Lembrando que o Renda Cidadã é um benefício da Prefeitura de Lagarto e não tem qualquer vínculo com o auxílio emergencial divulgado pela imprensa nos últimos dias, que apesar de aprovado pelo Congresso e Senado, está aguardando sanção do Governo Federal.

Última atualização em 13 de abril de 2021