A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e do Trabalho (SEDEST), em Lagarto, encerrou o ano de 2023 com uma sólida trajetória de ações e resultados voltados para a promoção do bem-estar social, desenvolvimento humano e inclusão no município.

Proteção Social Básica e CRAS:

Ao longo do ano, a Proteção Social Básica, através dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, acompanhou sistematicamente 474 famílias. Foram realizados 778 atendimentos coletivos e 46.365 atendimentos particularizados, incluindo 2.055 visitas domiciliares. O setor do Cadastro Único, sede de 18.252 atendimentos, viabilizou a inclusão de famílias em programas de transferência de renda, como o Bolsa Família.

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos impactou positivamente 613 crianças, adolescentes e idosos, distribuídos em 13 núcleos. A presença em toda a extensão do município, incluindo sede e povoados, garantiu a promoção de atividades enriquecedoras e inclusivas.

Programa Criança Feliz:

O Programa Criança Feliz monitorou o desenvolvimento integral de 608 crianças e gestantes, realizando 16.415 visitas ao longo do ano. O acompanhamento sistemático contribuiu para garantir uma infância saudável e de qualidade.

Benefícios Eventuais e Programas Sociais:

No campo dos benefícios eventuais, foram concedidos 46 auxílios funeral, além de 122 auxílios natalidade. O Programa Mais na Mesa distribuiu 2.544 cestas de alimentos, enquanto o Tá no Prato entregou 160 toneladas de alimentos in natura. O Projeto Páscoa Cidadã beneficiou 6.812 famílias com a distribuição de 20 toneladas de peixes.

Programas Municipais de Transferência de Renda:

O Programa de Transferência de Renda Municipal Renda Cidadã Lagartense contemplou 868 famílias, enquanto o Cartão Lagartense Cidadão beneficiou 849 famílias em situação de vulnerabilidade social.

Proteção Social Especial e CREAS:

Na Proteção Social Especial, o CREAS acompanhou sistematicamente 142 famílias, realizando 1.712 atendimentos individuais e 367 visitas domiciliares. O Serviço de Abordagem Social realizou 225 abordagens e identificou 29 pessoas em situação de rua, direcionando-as para abrigos ou reintegração familiar.

Medidas Socioeducativas e Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres:

Em medidas socioeducativas, foram acompanhados 34 adolescentes, com destaque para a Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e a Liberdade Assistida (LA). A Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres realizou 573 encaminhamentos, 1.288 atendimentos individualizados e recebeu 217 encaminhamentos oriundos da rede de proteção à mulher.

Acolhimento Institucional e Mundo do Trabalho:

O Abrigo Girassol registrou 4 inserções em família substituta (adoção) e 3 reinserções em família extensa. O Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT) captou 2.026 currículos, ofertando 511 vagas de trabalho ocupadas.

Novas Instalações e Projetos:

A SEDEST concretizou a reforma da Unidade do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Piabas e inaugurou o CRAS Nelson Batista dos Santos, o 5º CRAS Maria Acácia Carvalho Ribeiro, e o CRAM – Centro de Referência de Atendimento à Mulher. O lançamento do Ritmo Jovem proporcionou atividades culturais para jovens, e a aquisição de um veículo contribuiu para visitas domiciliares do Cadastro Único.

A SEDEST encerra o ano celebrando conquistas e reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento social e do trabalho em Lagarto. Que 2024 traga novas oportunidades e avanços para toda a comunidade lagartense.

Última atualização em 31 de janeiro de 2024