Graças a mais uma parceria de cooperação proporcionada pela Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), na noite do último sábado, 3, uma grande força tarefa foi empreendida pela Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Lagarto, (Coopcal).

O trabalho consistiu em recolher todo material reciclável gerado durante a 59ª Vaquejada do Parque de Eventos Zezé Rocha.

A coleta seletiva já é uma realidade nos vários cantos do nosso país e muitos de nós percebemos a importância de destinar corretamente os resíduos, o quanto é benéfico para o meio ambiente se livrar de vestígios poluentes para o solo, água e ar.

Pensando nisto, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente incluiu nos itens das autorizações ambientais, a prerrogativa da coleta de materiais recicláveis ser realizada por empresa devidamente licenciada para esta finalidade.
“Vamos fortalecer a cooperativa, garantindo meios para sua autonomia e subsistência, nossa parceria com eles só nos trouxe benefícios e de modo contínuo desejamos prosperar cada vez mais no segmento da coleta seletiva em Lagarto”, disse o secretário de meio ambiente, Aloísio Andrade.

O secretário ainda destaca que, semanalmente, cerca de 70 toneladas de recicláveis estão sendo desviados dos lixões e se transformando em renda para as famílias assistidas pela cooperativa.

Durante o evento na vaquejada, foram recolhidos mais de 300kg de material. A quantidade recolhida reflete na qualidade do serviço prestado pela cooperativa.

A organização da festa compreendeu a dimensão e a importância da coleta seletiva, principalmente porque caso não houvesse uma ação desse porte, todo material reciclável iria parar nos lixões ou nas mãos de terceiros, sem devida licença para conferir um destino adequado aos resíduos coletados nesse evento ou em qualquer outra situação semelhante.

Fundada em 2019, com apoio da Gestão Hilda Ribeiro, a COOPCAL possui 33 membros associados. Cercada de incertezas do início da jornada, venceram desafios, se fortaleceram e hoje buscam novas formas de atuar de forma organizada junto à população e aos grandes geradores de materiais, fazendo parte da Rede de Cooperativas – RECOOPERSUL, apoiados pela Prefeitura de Lagarto e tendo todo suporte do Consórcio de Saneamento Básico, o Conscensul.

Quem quiser colaborar com o trabalho da cooperativa basta entrar em contato via Whatsapp (79) 99961-9637 ou visitar o galpão localizado na Nova Entrada de Lagarto, no povoado Limoeiro.

Última atualização em 5 de setembro de 2022