Em alusão a Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) vem realizando uma série de ações que valorizam e preservam as belezas naturais do município.

Além de promover uma maior visibilidade na coleta de resíduos sólidos com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Lagarto (COOPCAL), que conta com apoio da Prefeitura e equipe técnica da SEMA nas questões de estrutura e logística.

As atividades ambientais na cidade de Lagarto contaram com ações de plantio de mudas de diversas espécies no entorno da Piscina do Saboeiro e nas praças Urbanas, além do monitoramento e revitalização das áreas de preservação permanente.

A Sema já realiza o plantio de mudas no município regularmente, mas nesta semana do Meio Ambiente tudo foi feito em dobro para proporcionar uma maior cobertura verde, promover a manutenção da biodiversidade local e também melhorar a qualidade do ar na sede do município.

A equipe técnica da Sema, juntamente com o auxílio da Secretaria de Obras realizaram visitas nas áreas de preservação permanente (APP) para a realização do monitoramento e recuperação dessas áreas que são riquezas naturais do município.

Além disso, a COOPCAL também foi contemplada com ações da Semana Ambiental, como doações de Equipamentos de proteção individual. Vale destacar que a cooperativa está de mudança para uma imóvel de estrutura maior devido ao aumento de material reciclável sendo coletado, que hoje são mais de 100 toneladas mês.

“A Semana do Meio Ambiente nos faz refletir sobre a importância da preservação e multiplicação das nossas riquezas naturais. Por isso, o nosso objetivo fortalecer a gestão ambiental e incentivar práticas sustentáveis através do nosso meio ambiente
e tudo que ele nos proporciona, tanto com o plantio, quanto com a preservação e o potencial da reciclagem.” ressaltou a Prefeita Hilda Ribeiro.

Última atualização em 4 de junho de 2021