Nos dias 5 e 6 de fevereiro, a Prefeitura de Lagarto realizou o 1º Seminário da Educação Municipal. Este evento é uma iniciativa da Secretaria da Educação, comprometida com a obrigação legal de promover o aprimoramento do processo educacional em nosso município.

O 1º Seminário da Educação contou com valiosas contribuições para plantarmos hoje o que desejamos colher em um futuro próximo.

A temática “Políticas Públicas e Inovações Educacionais” nos faz refletir sobre como novas ideias de políticas públicas e práticas educacionais podem contribuir para o aprimoramento da gestão e do processo educacional em nossa rede pública municipal.

Segundo o secretário municipal da Educação, professor Magson Almeida, o seminário foi um momento de debater e refletir sobre os possíveis caminhos, sempre seguindo os princípios de legalidade, fundamentais na administração pública.

“No intuito de manter todos engajados neste processo, reforçamos o compromisso da Prefeitura de Lagarto com a busca contínua pela excelência na educação”, acrescentou.

No primeiro dia, foi realizada a palestra sobre o financiamento da educação básica pública: o novo Fundeb e os desafios para o aprimoramento do processo educacional, ministrada pelo Prof. Dr. Josué Modesto dos Passos Subrinho (Ex-Reitor da Universidade Federal de Sergipe e Ex-Secretário da Educação do Estado de Sergipe). Em seguida, ocorreu o painel sobre políticas públicas educacionais: inovações, perspectivas e desafios, com os debatedores: Prof. Anderson Passos (Presidente da UNDIME/BA), Dr. Edson Ulisses (Desembargador aposentado do TJ/SE) e Prof. Dr. Luis Felipe Souza da Silva (Vice-diretor do Campus Lagarto – UFS).

No segundo dia, o seminário teve o painel “O Processo Educacional em Perspectiva: Desafios da Formação Inicial e da Formação Continuada”, com os debatedores Prof. Mário Resende e Profa. Rosemeire Marcedo Costa, mediado pelo Prof. Allan Veiga.

Por fim, houve a palestra de encerramento do Prof. Jorge Carvalho, intitulada “Inovações de Gestão Educacional: Uma Contribuição por Experiências Exitosas”.

O evento contou com a participação de aproximadamente 300 profissionais da educação, incluindo professores, coordenadores, técnicos pedagógicos e gestores escolares.

Última atualização em 6 de fevereiro de 2024