No dia 16 de novembro, o Conselho Municipal de Educação de Lagarto deu um marco significativo ao aprovar a Resolução nº 187, que estabelece as Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, assim como da História e Cultura Indígena para o Sistema Municipal de Ensino.

Esta é a primeira vez, desde a criação do Conselho em 2009, que uma resolução aborda de maneira tão abrangente e específica essas temáticas. A iniciativa recebeu homologação do secretário Municipal de Educação, Magson Vinicius de Santana Almeida, consolidando-se como um grande avanço para o Conselho e para o Sistema Municipal de Ensino de Lagarto.

O Ato Normativo, em conformidade com a Indicação CNE/CP 6/2002, busca regulamentar as Leis 10.639 e 11.645, refletindo os princípios da diversidade e do pluralismo cultural da sociedade brasileira. Esse movimento, com ênfase nos grupos étnicos negros e indígenas, visa promover a reparação histórica, combatendo a segregação de suas memórias, histórias e culturas.

A medida representa um compromisso significativo com a valorização da diversidade cultural na educação, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente da riqueza de suas origens.

Última atualização em 4 de dezembro de 2023