A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria da Educação, deu início à Jornada Pedagógica 2024 nesta quinta-feira, 1° de fevereiro, no auditório do IFS, com o tema “Políticas Públicas e Inovações Educacionais”. O público-alvo do primeiro dia foram os diretores e coordenadores escolares.

Instituída no Calendário Escolar pela Resolução Nº 197, de 15 de dezembro de 2023, do Conselho Municipal de Educação de Lagarto – CMEL, a Jornada tem como objetivo oferecer formação continuada aos professores e equipes diretivas das unidades educacionais com Educação Infantil e Ensino Fundamental, incluindo suas modalidades (Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos) na rede pública municipal de ensino de Lagarto. O evento busca incentivar a reflexão e o diálogo sobre as práticas escolares para qualificar as ações pedagógicas e os processos educativos, garantindo o direito à educação na diversidade.

O secretário da Educação, professor Magson Almeida, destaca a importância de discutir novas estratégias de ensino, visando aprimorar as práticas pedagógicas e promover um ensino inclusivo, humanizado e que reconheça a diversidade na sala de aula.

O evento teve início com a manifestação cultural do Grupo Lavadeiras, seguido pela primeira palestra, intitulada ‘Revolucione Seu Futuro: Quero Revolucionar Minha Vida’, ministrada por Álvaro Benevides do Instituto Vida.

Dando continuidade ao encontro formativo, ocorreu a apresentação do painel ‘Intersetorialidade na Educação: Possibilidades e Benefícios’, mediada pelo professor Wendel Fren.

A secretária de Governo, Rafaela Ribeiro, representando a prefeita Hilda Ribeiro na ocasião, destacou a importância do compromisso coletivo para criar um ambiente educacional acolhedor. “O evento busca reflexão e aprimoramento nas práticas pedagógicas, com palestras e discussões específicas para diretores, coordenadores e professores. A programação demonstra um compromisso amplo com a qualidade da educação municipal”, disse.

A programação continua com o foco em diferentes segmentos nos próximos dias, encerrando com discussões administrativas, alinhamento de trabalhos operacionais e planejamento pedagógico nos dias 9, 15 e 16 de fevereiro, realizados em cada unidade de ensino.

Última atualização em 2 de fevereiro de 2024