A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria da Educação (Semed), deu início no último dia 8 de junho à “Semana Pedagógica Remota”, que acontece até o próximo dia 16.

Os primeiros dois dias, 8 e 9, foram dedicados, exclusivamente, a palestras com convidados de alto nível técnico-científico, sobre temáticas contemporâneas, via Canal “Semed Notícias”, no YouTube.

A Semana Pedagógica tem como tema central: “Cidadania, Educação e Pandemia”, e objetiva proporcionar aos profissionais da educação do Sistema Municipal de Ensino de Lagarto reflexões atuais na agenda científico-acadêmica, que podem refletir diretamente na prática docente.

“Essa discussão possibilita, assim, um ensino mais humanizado e eficiente, com proposituras metodológicas e didáticas para enfrentar os problemas educacionais, agravados pela pandemia”, enfatizou o secretário da Educação, professor Magson Almeida.

A equipe técnica do Departamento de Educação Básica da Semed, com fundamento na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Currículo de Sergipe, na Matriz Curricular da rede e no “Ensino Remoto”, organizou as palestras com os seguintes temas: Saúde Emocional do docente; Direitos Humanos; Pedagogia Social de Paulo Freire; Marcos Educacionais Legais na pandemia; Educação Ambiental; Biossegurança; e Arte.

O sucesso do evento pode ser mensurado pelo total de visualizações até o momento, mais de 9 mil, e pela participação e interação intensas dos profissionais da educação, por meio de comentários e perguntas; sendo notória a sede de conhecimento e de momentos como este, como é possível depreender do comentário da professora Maria Lopes:

“O contexto pandêmico atual nos levou ao isolamento social, instigou-nos a buscar apoios que nem sempre são eficientes e nos levou a uma fragilidade emocional gritante e perigosa. Quero dizer que o olhar humanizado promovido pelas palestras veio a elucidar muitas angústias, a maioria delas ligadas à nossa profissão. Reconfortante por saber que temos uma gestão que entende esta situação e que não nos deixou sozinhos, que está trabalhando para garantir a nossa segurança e, para além disso, orientar-nos na prática pedagógica, respeitando a nossa autonomia enquanto profissionais do magistério”, afirmou a docente.

Além dela, a gestora Jaqueline Silva, da Escola Municipal Monsenhor Jason, expressou sua satisfação com o evento promovido pela Secretaria da Educação.

“A Semana Pedagógica Remota veio com muitas novidades, trazendo palestras muito pertinentes no âmbito da educação e saúde emocional em meio ao momento delicado que estamos vivenciando. Nós, professores, apreciamos de forma interativa, via chat, muitas informações ligadas às aulas remotas: elaboração de projetos mesmo à distância com um suporte firme e muito bem explicativo. Observamos que a Secretaria da Educação da Educação vem enfrentando desafios nunca vistos antes, buscando levar aos nossos alunos e alunas uma ensino de qualidade”, opinou a gestora Jaqueline.

Assim, a Gestão Municipal entende que esse momento serve, também, para repensar práticas e compreensões, buscando, cada vez mais, inovar.

“Essa exitosa experiência, dá para a Secretaria da Educação de Lagarto a compreensão de como devem ser encaminhados os demais eventos que vêm sendo planejados para o Ano Letivo de 2021. Sempre com o objetivo de proporcionar para os profissionais da educação as mais adequadas condições e oportunidades de qualificar e humanizar a educação”, destacou a Prefeita Hilda Ribeiro.

Última atualização em 12 de junho de 2021