A quinta-feira, 12, foi de entrega de equipamentos de informática do projeto Educação Sergipe Conectada, resultado da Iniciativa BNDES, do Programa Educação Conectada do Ministério da Educação.

As escolas municipais Adelina Maria, Paulo Rodrigues do Nascimento, Lourival Batista, Manoel de Paula, Isaías de Souza Liborio, Frei Aloísio Liborio e Luíza Pereira foram contempladas pelo programa e receberam, cada uma, 40 notebooks, um projeto multimídia e um carrinho de carregamento móvel.

Estiveram presentes os secretários da Educação, Magson Almeida e Josué Modesto, do Município e do Estado, respectivamente; Juliana Kramer, Gerente BNDES; Daniela Silva, diretora da DRE; Clotildes Sousa, da Coordenadoria de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais; e Alexandre Antônio Veras Lins, diretor da Assessoria de Informática da Seduc.

O secretário e professor Magson, comemorou a chegada dos computadores. “Os 240 notebooks serão fundamentais para a Rede Pública Municipal, graças à parceria da Prefeitura de Lagarto, Governo do Estado e Governo Federal. Com esses equipamentos, estamos perto de atingir a nossa meta do Plano Municipal da Educação”, disse.

A programação também contou com a conferência Metodologias Ativas com o uso de Recursos Educacionais Digitais, ministrada por Elaine Fernanda, e a apresentação do Portal Educação Sergipe Conectada, por Christian Aumari. Os dois são coordenadores na Secretaria da Educação de Lagarto.

Educação Sergipe Conectada

A Iniciativa BNDES Educação Conectada integra o Programa Educação Conectada, criado em 2017 pelo MEC com o objetivo de transformar a realidade das escolas públicas brasileiras por meio da inovação e da tecnologia.

Em Sergipe, recebe o nome de Projeto Educação Sergipe Conectada e em 2019 teve a adesão de escolas estaduais e municipais de Lagarto para a implementação do programa piloto visando à inserção de ações, práticas pedagógicas e outras estratégias que contemplassem os desafios identificados no Projeto: alfabetização, letramento em Língua Portuguesa e Matemática, protagonismo do aluno e distorção idade/série.

Devido à Pandemia do Covid-19 e subsequente dificuldade na aquisição de materiais requeridos para a infraestrutura tecnológica adequada, o Programa sofreu alterações em seu calendário, sendo prorrogado até o ano de 2022 e a aplicação dos recursos digitais, até 2023.

Além da entrega de equipamentos, as escolas ainda contam com reforma para receber melhor infraestrutura de conectividade por meio da CISCO, uma multinacional de tecnologias ligada ao BNDES.

Última atualização em 13 de maio de 2022