No último dia 13 de setembro, a Prefeitura de Lagarto e o Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estabeleceram uma colaboração direta com o objetivo de promover ações na área da fonoaudiologia voltadas para a promoção e prevenção da saúde nas escolas municipais.

O evento ocorreu no auditório da DRE’2, com a presença do Secretário da Educação, Professor Magson Almeida, gestores escolares, o Professor da UFS, Marlos Noronha, e estudantes universitários.

Fernanda Santana, fonoaudióloga da Secretaria Municipal da Educação, enfatizou que a Fonoaudiologia desempenha um papel crucial no ambiente escolar, agregando conhecimentos sobre a comunicação humana e discutindo estratégias educacionais que possam beneficiar o processo de ensino e aprendizagem.

Considerando que a escola desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem, especialmente no contexto da alfabetização, a presença de um fonoaudiólogo é essencial para identificar casos de distúrbios de comunicação que afetam a fala das crianças, principalmente aquelas em processo de alfabetização.

O Secretário Magson destacou que essa parceria contribuirá para a educação municipal, beneficiando o desenvolvimento dos alunos e o bem-estar dos professores e servidores que enfrentam dificuldades relacionadas à linguagem, fala, voz, audição e motricidade orofacial.

Ele também ressaltou que essa colaboração proporcionará oportunidades de aprendizado para os alunos do curso de Fonoaudiologia, permitindo que eles atuem, aprendam e reflitam sobre a realidade dos serviços educacionais e o papel crucial que os fonoaudiólogos desempenham na educação do município.

Última atualização em 16 de setembro de 2023