A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria de Educação, esteve mobilizando todo o corpo escolar do município para realizar a escolha do PNLD 2023, através do Programa Nacional do Livro e do Material Didático.

O processo de escolha mais antigo, voltado à distribuição de obras didáticas para a Rede Pública do ensino brasileiro, acontece em duas etapas: análise das obras aprovadas pelo Ministério da Educação e registro das coleções escolhidas pelo corpo docente de cada escola no PNLD digital.

O secretário da Educação, professor Magson Almeida, informou que em Lagarto, o processo de escolha dos livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental aconteceu em 58 escolas das zonas urbana e rural. “Para o PNLD 2023, todo o corpo docente esteve mobilizado em nove encontros e a seleção dos materiais foi estabelecida de forma democrática e autônoma”, disse.

Mais de 280 docentes de 1º ao 5º ano participaram dos encontros, que aconteceram nas escolas José Antônio dos Santos; Monsenhor Daltro; Artur Reis; Manoel de Paula; Adelina Maria; Chile; José Gaudêncio e Santiago Bispo.

O modelo escolhido, em conjunto com a Secretaria de Educação, unidades escolares e professores, foi definido através de uma enquete, conforme o Decreto nº 9.099, de 18/07/2017. Assim, a adoção do material didático será única para toda a rede.

“Escolher os livros que serão utilizados pelos próximos quatro anos é um símbolo da força e da autonomia que a escola possui. O processo de escolha deverá ser realizado a partir de uma reflexão coletiva, com base nas orientações constantes no programa do livro”, ressaltou o Técnico do Programa do Livro, Odair Chaves.

Última atualização em 9 de novembro de 2022