A Prefeitura de Lagarto, através dos agentes mobilizadores municipais e adolescentes do NUCA do Selo UNICEF – Município Aprovado 2017-2020, realizou na manhã desta sexta-feira, 22, no auditório da Secretaria de Educação (SEMED), o Seminário de Consolidação do Selo UNICEF 2019. O evento faz parte das atividades realizadas pela equipe do Selo UNICEF, para levar mais saúde e qualidade de vida para nossas crianças e adolescentes.

O Seminário contou com a apresentação do ‘Grupo Swing’, formado por estudantes da Escola Municipal Manoel de Paula Menezes Lima, que deu um show de ritmo e dança para toda a garotada. A Agente de Saúde do município, Carla Jeanny Martins, fez um breve diálogo sobre identidade de gênero e o preconceito contra LGBT’s na sociedade. O secretário Valdiosmar Vieira (SEDEST) falou sobre a discriminação que ainda atinge pessoas negras, LGBT’s e de baixa renda, e sobre a importância de se debater sobre o tema. Apresentou-se também, a equipe de nutrição da SEMED, que falou sobre alimentação saudável e ainda as estudantes de enfermagem da UFS, Larissa Tayná e Bárbara Giovanna, que explanaram sobre sexualidade e promoveram uma dinâmica com os adolescentes, tirando dúvidas sobre o tema.

0c7088ff 3b22 4231 9cd5 6948eaef522a

Para Josefa Tavares e André Barbosa, mobilizadores do Selo UNICEF, a proposta do Seminário é tratar de temáticas importantes para os adolescentes, abordando sobre temas como alimentação, visto que a obesidade é um grande mal que atinge os jovens do nosso século, influenciando assim em sua vida adulta. Outra temática importante, de acordo com Josefa Tavares é a sexualidade, pois as experiências sexuais estão cada vez mais precoces, possibilitando assim mais facilidade em se adquirir uma gravidez na adolescência, caso esses jovens não tenham as instruções adequadas. Outro tema de relevância nos dias atuais é a identidade de gênero e preconceito e violência contra pessoas LGBT’s, que ainda sofrem na sociedade, desde a sua fase escolar.

0857709e bb24 421d a256 a67e5cfcc3f8

7856f120 1d8f 40d5 a350 67a161322acd

Para Ariele Santos, aluna da Escola Municipal José Antônio dos Santos e membro do NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes), atividades como estas, agregam aos jovens que estão em fase de descobertas, eles se aproximam das atividades e desenvolvem afinidade com os temas abordados, sentindo-se mais atraídos e incentivados a aprender e estudar, assim como socializar-se com mais facilidade.

a55a4ae6 4c2b 42b6 9ec3 34febcd22e51

Participaram do Seminário, os membros do SELO UNICEF e NUCA – Município Aprovado 2017-2020, além de estudantes das escolas: Manoel de Paula, Matheus José, Frei Cristóvão e José Antônio dos Santos.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promove os direitos e o bem estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas.

Última atualização em 13 de abril de 2021