Lagarto é o terceiro município que mais recebe recursos financeiros adicionais para a educação, destacando-se pelas melhorias na gestão educacional e na qualidade do ensino e da aprendizagem.

Em 2024, a Prefeitura receberá aproximadamente 9,3 milhões de reais a mais do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, em um reconhecimento legal pelos avanços conquistados nos últimos anos.

O Governo Federal, de acordo com a Lei Federal nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, tem a obrigação legal de complementar o referido fundo em mais 13% do valor total arrecadado, por meio da complementação VAAT e VAAR, tanto para Estados quanto para Municípios que atendam a condições específicas de melhoria na gestão educacional e avanço na qualidade da educação, incluindo nisso a redução das desigualdades socioeconômicas e raciais.

De acordo com a Prefeita Hilda Ribeiro, “a gestão municipal de Lagarto vem cumprindo e aprimorando seus índices educacionais, reflexo de atuações e projetos elaborados e executados, num compromisso assumido para que haja constante melhoria educacional, valorização dos profissionais e acolhimento aos estudantes. Esses recursos adicionais são provenientes do cumprimento de cinco condições exigidas pela Lei, destacando-se aquela relacionada à redução das desigualdades educacionais socioeconômicas e raciais, pela qual Lagarto tem obtido grande sucesso”, disse.

Os resultados positivos na gestão de Hilda Ribeiro refletem-se nos avanços evidenciados por meio dos indicadores de qualidade educacional criados pelo governo federal. A evolução positiva do INSE – Índice de Nível Socioeconômico, medido por meio da aplicação de questionários aos estudantes, que passou de 4,36, em 2019, para atuais 4,47, demonstra que está havendo redução das desigualdades socioeconômicas nas famílias dos estudantes, resultado de políticas sociais aplicadas pela municipalidade.

Para o Secretário da Educação, Professor Magson Almeida, os testes aplicados com os estudantes, por meio do SAEB, gerando o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, revelam o sucesso educacional de Lagarto, alcançando índices inéditos de 4,7 para o ensino fundamental dos anos iniciais e finais, representando um aumento significativo de mais de 17 pontos percentuais em comparação aos anos anteriores.

“Esses resultados foram os que contribuíram para que Lagarto possa estar recebendo mais de 9 milhões de reais de recursos adicionais, que serão investidos na melhoria da gestão educacional, na qualidade do ensino e da aprendizagem, e na valorização dos profissionais da educação. Isso demonstra um avanço rápido, constante e robusto da educação municipal”, reforçou o secretário.

Última atualização em 16 de janeiro de 2024