A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria Municipal de Saúde, está empenhada na luta contra o mosquito causador da dengue, zika, chukungunya e febre amarela, promovendo ações de combate ao aedes aegypti, transmissor dessas doenças, conhecidas como arboviroses.

Uma das ações de combate ao mosquito é através do veículo fumacê, de aplicação espacial, ele é equipado com uma bomba pulverizadora, que borrifa gotículas de líquido composto por pequenas quantidades de inseticida, capaz de eliminar os mosquitos que estiverem voando no local, no momento da aplicação.

Por ser um inseticida, o ‘malathion’ pode causar danos à saúde, se a exposição ao produto for longa ou corriqueira. Por isso, quando ocorrer a pulverização nas ruas do município, os moradores devem:

– Evitar se aproximar do jato de inseticida ou afastar-se do local, junto com seus animais de estimação;
– Abrir portas e janelas das residências durante a passagem do carro, pois o inseticida age na fase adulta do mosquito;
– Trocar a água e lavar com água e sabão os bebedouros de animais domésticos imediatamente após a passagem do ‘Carro de Fumacê’;
– Manter-se longe do veículo no momento da aplicação.

O carro fumacê segue as diretrizes do Ministério da Saúde e deve começar a circular nesta sexta-feira, 29, em diversos bairros do município. Acompanhe o cronograma da 1° etapa!

Última atualização em 28 de novembro de 2019