O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Lagarto, desenvolve o trabalho de controle de doenças que podem ser transmitidas de animais para seres humanos e de prevenção de epidemias, além de garantir também o bem-estar dos animais. E maio foi mês de ações de combate ao Aedes aegypti junto à população em diferentes bairros do município.

26aea27b 5627 4821 9cf0 911b9105709a

No Residencial João Almeida Rocha, localizado no bairro Alto da Boa Vista, foi feito mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela. “O CCZ tem a preocupação de priorizar a saúde e o bem-estar da população, e pede também a compreensão para que ela nos ajude no combate ao mosquito, conscientizando os demais vizinhos sobre os riscos que o Aedes pode causar transmitindo doenças”, explicou a Secretária de Saúde, Luiza Ribeiro.

A ação envolveu distribuição de panfletos, colagem de cartazes com orientações de prevenção ao mosquito e, principalmente, visitas domiciliares para conversar com os moradores. “É extremamente importante que os moradores recebam os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, escutem atentamente as recomendações, façam o que deve ser feito em casa e levem a mensagem de combate ao mosquito da dengue para as outras pessoas do bairro”, completou Luiza.

A mobilização neste mês de maio também aconteceu no Bairro São José, um dos mais populosos de Lagarto. Na comunidade do Loiola II foi realizada a avaliação e sensibilização quanto ao combate ao mosquito. “Considerando o Índice de Infestação da localidade, o CCZ realizou um bloqueio nos quarteirões, por meio de tratamentos nas residências”, afirmou Vilma Fraga Fontes Nascimento, gerente do CCZ.

cee6 4379 93d0 25f3febfbfd1

Ela ainda informou que, durante as avaliações, foi observada a presença da larva do mosquito. “Dessa forma, tornou-se possível levar à população informações sobre a importância do combate ao mosquito, evidenciando riscos e a gravidade das doenças, que podem causar morte de pessoas”, alertou.

Última atualização em 24 de maio de 2019