A Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe, inicia as mobilizações do ‘Janeiro Roxo’.

De acordo com a secretária municipal de Saúde Polyana Ribeiro, a proposta do movimento durante este mês é sensibilizar a população e identificar casos novos da Hanseníase, para realização do diagnóstico precoce e quebra da cadeia de transmissão da doença.

No último dia 20, as ações iniciaram na Unidade Básica de Saúde do Campo da Vila, incluindo busca ativa de casos novos, palestras educativas, distribuição de material informativo e atendimentos. Na oportunidade, várias dúvidas foram esclarecidas.

Nesta quarta-feira, 22, foi a vez da Clínica de Saúde da Família Antônio Maroto, receber a Campanha, que levou informações para dezenas de pessoas. Até o final do mês de janeiro, as ações seguem acontecendo nas unidades de saúde do município.

Na quinta-feira, 23, o evento acontece na Unidade Básica de Saúde Padre Almeida, na Colônia Treze. É importar ressaltar que a Hanseníase é uma doença endêmica no Brasil, por isso a importância de levar a mensagem para a população deixando claro que a doença existe, sendo importante o seu diagnóstico e tratamento. O acesso à informação permite que diante do surgimento de machas suspeitas a pessoas busquem o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

O Projeto

Intitulado “(DES) MANCHA LAGARTO: PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DA HANSENÍASE” é realizado pela Universidade Federal de Sergipe, tendo como coordenador o professor Dr° Glebson Moura do Departamento de Enfermagem.

Atualmente, conta com a participação de 12 acadêmicos dos cursos de Medicina e Enfermagem. O intuito do projeto é promover a prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce em Lagarto da Hanseníase por meio da busca ativa nas Unidades Básicas de Saúde dos pacientes com manchas potencialmente hansênicas, e realização do exame dermatoneurológico, seguindo com os encaminhamentos conforme necessidade.

Assim como, ofertar ações de educação em saúde para desmistificar os preconceitos existentes acerca da doença, sendo esclarecido a população sobre o que é a hanseníase, como ela aparece, os fatores de risco e seus sinais e sintomas.

Última atualização em 22 de janeiro de 2020