Mais uma parceria entre Prefeitura de Lagarto e Governo do Estado de Sergipe, que estará beneficiando a nossa população. O Programa ‘Enxerga Sergipe’ possibilitará mutirões de cirurgias de catarata e pterígio para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir fila de espera para o procedimento.

Nesta segunda-feira, 28, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu pacientes cadastrados no Programa Municipal ‘Olhar Com Saúde’, para apresentar o novo projeto do Governo, tirar dúvidas sobre os procedimentos e realizar o cadastro para transporte e eventuais despesas.

“Nosso município já possui um Programa voltado aos mutirões de cirurgias de catarata e pterígio, que são realizadas no Instituto de Olhos de Sergipe (IOSE). Com esse novo projeto do Governo do Estado, iremos melhorar ainda mais esse serviço e possibilitar que mais pessoas possam passar pelo procedimento, com menor tempo de espera e consequentemente reduzindo e até zerando a fila para este tipo de cirurgia”, explica o secretário Marlysson Magalhães.

Entenda e identifique

A catarata é uma lesão ocular que torna o cristalino do olho opaco e deixa a visão embaçada, como se houvesse uma névoa diante dos olhos. A correção da condição só é possível através de cirurgia, que é realizada após avaliação oftalmológica. Já o pterígio é uma degeneração na membrana transparente do olho denominada de conjuntiva.

Última atualização em 29 de agosto de 2023