O município de Lagarto agora conta com uma Central de Ambulâncias, inaugurada na manhã desta quarta-feira, 6, pela Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde. Um marco no interior sergipano, que nunca havia contado com um projeto do tipo.

Para a prefeita Hilda Ribeiro, um projeto que se concretizou através do trabalho e empenho de todos os envolvidos. “Gostaria de agradecer a todos da equipe que fizeram parte desta grande realização. A primeira Central de Ambulâncias do Estado de Sergipe veio para facilitar o transporte de pacientes. Muitas vezes, o paciente está em um hospital, recebe alta e não possui meios para voltar para sua residência. Muitos com necessidades especiais, precisam de um transporte para ir fazer um tratamento, até mesmo fora da cidade. Esse é o objetivo da Central, auxiliar no transporte dessas pessoas que não necessitam de atendimento emergencial”, ressaltou.

5cef5488 7965 433a 8aec 736352ae1bbf

A Central de Ambulâncias será responsável por realizar o transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), entre unidades hospitalares e pré-hospitalares, em que demandam realização de exames, consultas especializadas, sessões de hemodiálise, radioterapia, quimioterapia, entre outros, dentro do município e até mesmo fora do domicílio.

Vale ressaltar que a Central de Ambulâncias não realizará serviços de urgência e emergência, nesses casos, a população deve acionar o SAMU, através do 192. A Central tem a finalidade de facilitar o transporte de pacientes que não apresentam quadro clínico de alto risco.

2e674872 9e0b 4efd b5b0 416bc6fee018

A solicitação do transporte deve ser feita através da Unidade de Saúde, onde o paciente está cadastrado, sempre com a apresentação de relatório médico, ou através do telefone, em um plantão de 24h. O telefone para contato da Central é o: (79)99917-2349.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, a secretária Polyana Ribeiro (Saúde), Aloísio Andrade (Meio Ambiente), Eduardo Maia (Educação), Alisson Bonfim (Comunicação), Jailton da Mercearia (Indústria e Comércio), Bianca Ribeiro (Administração), Adriel Alcântara (Planejamento) e Euzébio Francisco (Articulação Política), além de Pedrinho da Telegipe representando o SEMOP e Aparecida Fontes representando a SEDEST. Ainda estiveram presentes os vereadores Gordinho da Laranja, Acácia Ribeiro, Vagner Andrade, Josivaldo dos Brinquedos, Baiano do Treze e Joselmo de Antônio Simões.

Última atualização em 6 de novembro de 2019