Na manhã da última segunda-feira, 21, a Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, lançou o serviço de Tratamento do Pé Torto Congênito pelo Método Ponseti, no Centro Especializado em Reabilitação (CER III). O tratamento, inédito em Lagarto, é direcionado para crianças com deformidades nos pés.

Conhecido e praticado internacionalmente, o método de Ponseti é o tratamento padrão ouro, realizado de forma ambulatorial, que consiste em manipulações do membro acometido com colocação de aparelho gesso de forma seriada, realizado por ortopedista capacitado na técnica, com posterior uso de órtese para manutenção da correção.

cbb162e5 a6cc 4348 990f 9339a6312e56

A Dona Maria das Dores, levou seu filho pela primeira vez para realizar o tratamento no Centro em Lagarto e diz que foi um grande alívio para ela, após tanto tempo de espera:

“Desde que meu filho tinha um mês de idade, estou em busca de tratamento para ele. Hoje, com cinco anos de idade, finalmente ele iniciou o tratamento aqui no CER III, com uma ótima equipe e só tenho a agradecer ao município de Lagarto e a toda atenção que recebemos.” Ressalta.

A técnica de Ponseti consiste em correção das deformidades de forma gradativa, com manipulações suaves e substituição de gesso a cada semana, por aproximadamente dois meses, de acordo com a resposta de cada paciente. Ao final do tatamento, a criança realizará uso prolongado de órtese para manter a correção, voltando a andar com os pés corrigidos e fazendo uso de calçados normais.

Última atualização em 22 de dezembro de 2020