A Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, promoveu nesta quinta-feira, 3, o lançamento da carteirinha de identificação para pessoas com transtorno do espectro autista – TEA.

O evento aconteceu no Centro Especializado em Reabilitação – CER III.

A iniciativa visa facilitar o reconhecimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista, bem como assegurar o atendimento adequado em espaços públicos e privados.

Em muitos casos, pessoas com TEA, não apresentam características visíveis e acabam tendo que enfrentar dificuldades em filas e atendimentos, sendo vítimas de preconceito.

“Essa carteirinha tem uma importância muito significativa para o Município, garantindo os direitos e a dignidade das pessoas com o espectro autista. Com a identificação, podemos oferecer um atendimento mais eficiente e inclusivo para todos”, ressalta o secretário de saúde, Marlysson Magalhães.

Além da importância dos direitos garantidos e inclusão, a carteirinha de identificação poderá facilitar o mapeamento do público com TEA, possibilitando assim uma maior compreensão das necessidades e demandas do município e consequentemente auxiliando em melhores serviços prestados.

Além do lançamento da carteirinha, a prefeita Hilda Ribeiro anunciou a chegada de novos profissionais no CER III e um novo veículo para locomoção de usuários do Centro, como também a chegada de novos recursos terapêuticos e retomada de exames de audiometria para solicitações de próteses auditivas.

“Estou muito feliz em estar aqui hoje anunciando mais esta boa notícia para todas essas mães, pais e pessoas com o espectro autista. A Secretaria de Saúde estará disponibilizando a emissão das carteirinhas de identificação, que irão assegurar os direitos previstos na lei. Também quero anunciar a chegada de novos profissionais aqui no Centro, respectivamente: psicólogo, terapeuta ocupacional, psicopedagogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Estes profissionais estarão agregando ainda mais à saúde humanizada do nosso município”, comemorou a prefeita.

Para realizar o cadastro e emissão da carteirinha de identificação, basta se dirigir ao CER III, localizado no bairro Estação, munido de original e cópia de documentos como, RG, CPF, cartão do SUS, Comprovante de residência, laudo médico, 2 fotos 3×4 e tipo sanguíneo.

Última atualização em 4 de agosto de 2023