Compartilhe:

Na última semana, a Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, participou de uma reunião estadual de divulgação de resultados do projeto TeleNordeste. Lagarto é o município que mais utiliza o método de consulta, que é feito por meio de teleinterconsulta.

O TeleNordeste é feito por meio da modalidade de teleinterconsulta e contempla as sete regiões de saúde com a oferta de especialidades como Neurologia adulto e pediátrica; Psiquiatria adulto e pediátrica; Cardiologia; Endocrinologia; Fisiatria; médico de Família e Comunidade; Nutrição e Enfermagem.

Na ocasião, foram apresentados os impactos positivos da atuação da Telemedicina em alguns municípios sergipanos como Lagarto, Moita Bonita e Gararu. Entre os resultados divulgados estão o aumento da agilidade no diagnóstico, o tratamento e a prevenção de doenças; além da resolutividade do repertório de cuidado dentro do próprio território.

Lagarto segue na frente dos municípios com um total de 519 atendimentos, de dezembro de 2022 à novembro de 2023.

O TeleNordeste é um projeto que faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), sendo executado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, demandado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps/MS), com apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).

Os impactos e resultados positivos do projeto são:

Implantação do atendimento com novas especialidades;
Maior agilidade para o diagnóstico, o tratamento e a prevenção de doenças;
Resolutividade do repertório do cuidado dentro do próprio território;
Fortalecimento do Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC);
Capacitação continuada dos profissionais;
Diminuição da fila de espera nos sistemas de regulação.

Última atualização em 12 de dezembro de 2023