O “Setembro Amarelo” é uma campanha voltada para a prevenção do suicídio e a Prefeitura de Lagarto, através da Secretaria de Saúde, está realizando durante todo o mês, diversas ações voltadas para saúde mental.

O CAPS AD e o Espaço Integrado “Acolher”, realizaram diversas atividades temáticas, voltadas para os usuários. Além das atividades em grupos, também foram realizadas palestras sobre saúde mental e a importância de procurar ajuda.

O CER III realizou atividade com usuários e também com pais e responsáveis dos usuários. Foram realizadas palestras, além de práticas integrativas.

Na UBS do Açuzinho, foi realizado atendimento em saúde, além de palestras e práticas integrativas para os pacientes. Já a Academia da Saúde promoveu um aulão de dança bastante energizante na Praça do Gomes.
O Setembro Amarelo é uma campanha, que visa conscientizar sobre cuidados que precisamos ter com a saúde mental, oferecer informações em como ajudar e os locais disponíveis para as pessoas com sofrimento buscar essa ajuda.

Dados da OMS apontam que o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos no mundo, sendo a segunda maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, entre 2010 e 2019, ocorreram 112.230 mortes por suicídio, representando um aumento de 43% no número anual de mortes durante esse período.

A campanha enfatiza que não se deve hesitar em pedir ajuda, pois o apoio está disponível para todos.

Falar é a melhor solução! Ligue 188 (Centro de Valorização da Vida – CVV) – Ligação gratuita em todo o país;
Emergências: SAMU – Ligue 192 – UPA, Pronto Socorro e Hospitais

Onde procurar ajuda?

Serviços de Saúde: Unidades Básicas de Saúde
CAPS II Aconchego (Rua Dr. Nilo Romero, 109, Centro)
CAPS AD João Rosendo Ribeiro (Conjunto João Nogueira)
Espaço Integrado de Saúde Mental “ACOLHER” (Travessa Anchieta, 228)
Equipe de Assistência Social: CRAS, CREAS, Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres.

Última atualização em 26 de setembro de 2023