Primando pelo compromisso e responsabilidade com os recursos públicos, a Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria de Obras, vem a público esclarecer para a sociedade e para os órgãos de imprensa que: Não procedem as acusações feitas pelo Sr Francisco Cláudio, responsável por uma empresa do ramo de construção, em um programa radiojornalistico e reproduzidas por um blog noticioso.

As obras no centro desta questão, são respectivamente as reformas dos Mercados Municipais dos Povoados Brasília e Jenipapo, na zona rural deste município.

Os serviços foram iniciados pela construtora vencedora da licitação, a Fortex Construções, da qual o Sr Francisco Cláudio é o responsável, e como qualquer obra pública elas tiveram seu prazo para conclusão, no caso dos mercados, 90 dias.

Nota importante: A data de início das obras foi agosto de 2021.

A verdade omitida pelo empreiteiro é:

No decorrer das semanas seguintes, foi observado pela fiscalização da Semdurb, e até mesmo por membros da comunidade local, que a Fortex não vinha seguindo o cronograma de execução.

A partir destas constatações a Prefeitura de Lagarto passou a notificar o seu responsável para que os trabalhos fossem agilizados e assim poder entregar a obra para a população no prazo esperado. Foram protocoladas um total de 4 notificações a partir do mês de fevereiro de 2022.

Acontece que a Fortex Construções, com seus pagamentos devidamente cumpridos pela Gestão Municipal, (recibos à disposição da opinião pública), simplesmente abandonou as obras das quais venceu a licitação.

O que a sociedade, e em especial a população dos povoados Brasília e Jenipapo precisam saber é, que várias tentativas de contato com o Sr. Francisco Cláudio, foram executadas, via AR, E-mail, WhatsApp (com confirmação de leitura), porem sem sucesso e retorno do responsável.

Em dado momento, o próprio Francisco, que agora está sugerindo inverdades para a imprensa, alegou categoricamente que não estava mais a frente da obra delegando esta função para uma segunda pessoa.

A partir desta situação de abandono, negligencia com recursos do povo e de total indiferença com os contratantes, sem quaisquer pendencias financeiras, a Prefeitura de Lagarto acionou seu corpo jurídico e procedeu legalmente com o destrato do mesmo.

Documento este que também foi devidamente enviado e protocolada junto a Fortex.

Uma entrada não comunicada e não autorizada deve ser considerada uma… Invasão.

Para a surpresa dos engenheiros responsáveis pela fiscalização das obras, foi denunciado pela vigilância de que o Sr. Franscisco Cláudio, sem mais qualquer envolvimento legal, havia cometido o ato de invasão ao canteiro de obras no Mercado do Jenipapo.

De imediato a gestão acionou a Policia Militar, que se dirigiu ao local. Aos militares o Sr. Francisco Cláudio, sugeriu que estaria ali para retirar equipamentos e materiais que havia “deixado para trás”. A policia não permitiu que ele continuasse até que um dos engenheiros fiscais se fizesse presente para acompanhar tal ato.

Naturalmente ressabiado com o destrato consequência de sua total irresponsabilidade e descompromisso com a gestão dos recursos que lhe foram destinados para início e conclusão das obras supracitadas, o Sr. Francisco Cláudio, com repentino tempo de sobra para vir a Lagarto, procurou um programa de rádio, cujos responsáveis historicamente se ocupam exclusivamente de ´Fake News´, sem o correto exercício do jornalismo investigativo, que é o de ouvir as duas partes previamente e sugeriu que houvesse “favoritismo de empresas” nas licitações da Prefeitura. Processos dos quais ele foi vencedor.

Diante do exposto, a assessoria jurídica do município já está tomando as devidas providencias.

Última atualização em 12 de agosto de 2022