A Capital do Interior celebra mais um ano de avanços no desenvolvimento econômico e social, refletindo o compromisso da administração municipal em impulsionar o progresso do município. A Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SEMICS), em parceria com diversos órgãos e entidades, apresenta um balanço positivo das ações realizadas ao longo de 2023.

Capacitação de Jovens e Adultos:

A SEMICS, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDEST) e em colaboração com a On Time Cursos, promoveu duas etapas de formação técnica, certificando mais de 600 jovens e adultos. Essa iniciativa visa fortalecer a empregabilidade local, preparando a população para as demandas do mercado de trabalho.

Planejamento Estratégico e Apoio ao Comércio Local:

Uma ação significativa foi a apresentação do calendário sazonal aos comerciantes, proporcionando um alinhamento eficiente das atividades comerciais com os eventos da cidade. Além disso, eventos temáticos como o Arraiá do Centro, Natal do Comércio e Bloquinho do Comércio foram realizados em parceria com o Núcleo Lojista Laudelino Freire e CDL Lagarto, fortalecendo o comércio local.

Fortalecimento de Parcerias e Participação em Eventos:

A SEMICS consolidou parcerias estratégicas com entidades como CDL-Lagarto, Complexo Fábio José, FECOMÉRCIO, SEBRAE, Fórum dos Secretários de Desenvolvimento de Sergipe, Movimento de Líderes Territorial e On Time Cursos. A participação em eventos como o Exporingo e o Painel de Desenvolvimento no Experience Lagarto 2023 demonstra o engajamento da secretaria em fomentar o desenvolvimento regional.

Acompanhamento e Apoio à Instalação de Empresas:

A SEMICS acompanhou de perto as fases de instalação de novas empresas, realizando visitas técnicas intermunicipais e interestaduais. A Sala do Empreendedor, com dois agentes de desenvolvimento e um profissional de contabilidade, oferece serviços gratuitos para facilitar processos de abertura, regularização e baixa de empresas.

Programa de Desenvolvimento Econômico e Social – ProLagarto:

O ProLagarto, programa emblemático da SEMICS em parceria com o Comitê Intersetorial, objetiva potencializar o desenvolvimento do município. Com foco na atração de empreendedores, o programa promove benefícios fiscais, impulsionando a economia local e gerando empregos diretos e indiretos.

Articulação para Atender Demandas Empresariais:

Uma reunião estratégica na Secretaria de Governo (SEGOV) buscou fortalecer a comunicação entre secretarias, agilizando os procedimentos necessários para empresários interessados em investir ou expandir seus negócios em Lagarto. A iniciativa visa proporcionar um ambiente favorável aos negócios e simplificar os trâmites necessários.

A Prefeitura de Lagarto, por meio da SEMICS, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do município, promovendo um ambiente favorável aos negócios e investimentos. O Programa de Desenvolvimento Econômico e Social é um pilar fundamental nessa jornada, impulsionando a cidade rumo a um futuro próspero e sustentável.

Última atualização em 24 de janeiro de 2024