É preciso organização, planejamento e muito empenho para amenizar os efeitos das fortes chuvas em Lagarto, que podem colocar em risco a vida de muitas famílias. Foi pensando nisso que a Prefeitura traçou um Plano de Ação envolvendo diversas secretarias municipais. O resultado já pode ser visto.

A Prefeita Hilda Ribeiro convocou as pastas de: Ordem Pública, Obras, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social para criar um plano em conjunto. “Desde o recebimento dos pedidos de emergência até a execução de determinado serviço, nossas equipes estão preparadas para colocar em prática o que foi planejado”, ressaltou a Prefeita Hilda Ribeiro.

30b15403 51ec 4d3c 8a6e 0614292ae87b

Através do (79) 3631-3439, a população tem acesso direto à Defesa Civil do município, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa da Cidadania. O órgão atende as áreas que estão em risco por conta das chuvas e aciona as demais pastas de acordo com a avaliação feita. Os agentes de trânsito e os guardas municipais também atuam cotidianamente nas áreas afetadas.

d30c68ee 24c7 4498 a979 34690d74da06

Se o local, seja ele uma encosta, uma área que compreende um riacho ou mesmo um imóvel, precisa de um parecer técnico, as secretarias de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas realizam o laudo para poder tomar providências, realizando obras de contenção ou escoamento, paliativos ou até mesmo interdição, como aconteceu com quatro delas no Jardim Campo Novo e mais uma no Loiola 2.

aaa194da 8e29 4657 b365 2ec0c1427de7

E o que acontece com essas famílias? É aí que a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Trabalho entra em ação, fazendo a retirada da residência e colocando as pessoas em outro imóvel, muito mais seguro, pago com recursos do município.

A assistência se estende também para a distribuição de alimentos, roupas e colchões. “Até nosso último levantamento, seis famílias precisaram desse trabalho de acolhimento da Prefeitura. Elas ficam recebendo essa assistência o tempo que precisar até que tudo esteja resolvido e possam retornar para suas casas”, explicou Hilda.

Última atualização em 13 de julho de 2019