Na primeira segunda-feira em que entra em vigor o Decreto Municipal da Prefeitura de Lagarto, com o objetivo de cumprir as normativas e garantir a prevenção e proliferação do vírus covid-19, o Poder Executivo através das secretarias da Ordem Pública e defesa da Cidadania (SEMOP) e da Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEMAGRI), procederam a fiscalização em todos os pontos de feiras livres na sede e na Zona Rural.

De acordo com o secretário da Agricultura Tulio Simões, pasta responsável pelo funcionamento dos mercados, o fluxo de feirantes nos Mercados está seguindo as normas estabelecidas, tanto no distanciamento de barracas no mercado Rosendo Ribeiro quanto o acesso da população ao Municipal está sendo feito de forma coordenada.

“Não queremos prejudicar o trabalhador nem o a população que precisa destes espaços. Todos os portões dos Mercados estão abertos. Porém, tanto os nossos servidores quanto os próprios feirantes estão rogando aos clientes que efetuem suas compras evitando ao máximo o contato físico e não se demorando em conversas como de costume. E que evitem levar crianças e idosos, pois estes estão no chamado grupo de risco”, salientou Tulio.

Vale lembrar que no antigo Mercado só está sendo permitida a venda de alimentícios, suspensa a comercialização de importados, vestuário etc.

Prefeitura de Lagarto
Cuidar da Cidade
Cuidar de Você

As mesmas regras valem para as feiras dos povoados Colônia 13, Brasília e Jenipapo que ocorrerão no próximo domingo (29) simultaneamente.

Semop em ação

O secretario de Ordem Pública Jackson Nascimento, informa que a operação da Guarda Municipal de Lagarto começou as 4h da manhã. E que na primeira ronda já encontraram comerciantes a postos na chamada “feira das trocas” que funciona em frente ao Ginásio ‘O Ribeirão’. Os vendedores que alegaram desconhecer o decreto foram orientados a deixar o local o que foi seguido pelos demais.

A mesma orientação seguiu na Feira de carros e motos que ocorre em frente ao ‘Barretão’, assim como a feira de animais que ocupa parte do Parque de Exposições Nicolau de Almeida.

População e comerciantes denunciam Lotéricas e Loja de departamentos

O secretário lamenta a desobediência de populares que insistem em se aglomerar em filas, tanto nas agências bancárias quanto nas lotéricas do município. E que desde a última quinta-feira já havia orientado e prevenido proprietários das lotéricas quanto ao risco eminente, porem estes afirmam que estão encontrando resistência e hostilidade de muitos dos usuários deste serviço.

A Semop não tem poder para dissipar estas aglomerações supracitada, apenas orientar quanto a perigo da exposição individual.

Outro caso denunciado por populares a Semop foi quanto a uma grande Loja de Departamentos recém chegada ao município se encontrar aberta quando esta não se encaixa nas exceções do decreto.

Procurado pelo próprio secretário e agentes da Guarda Municipal o gerente justificou que a loja em questão está operando legalmente com CNPJ de supermercado, o que lhe permite operar sem restrições.

“O gerente tem que entender que é um momento de comoção nacional. Além disto, na prática a Semop e a Secretaria da Indústria, Comercio e Turismo (Semict) não concebem que esse documento possa permitir que o estabelecimento tenha a permissão, já que o setor alimentício, se resume a menos de 1% de produtos de primeira necessidade. Portanto estamos tomando as medidas legais junto a Procuradoria do Município para que a mesma obedeça aos decretos Estadual e Municipal juntamente com empresas concorrentes que neste momento se sentem prejudicadas e exigiram medidas do município. É questão de vida ou morte, não há exceção neste caso.

Ambulantes em quarentena

A praça Silvio Romero (G. Barbosa) que depois do entorno dos mercados é o logradouro que concentra o maior número de vendedores ambulantes seguiu vazia durante toda a manhã.

Última atualização em 24 de março de 2020