Há exatamente oito anos o Município de Lagarto passou a contar com um instrumento muito importante de defesa e proteção. Era instituída a sua tão esperada Guarda Municipal!

Ser Guarda Municipal é ser defensor, não apenas do patrimônio público, como ainda acredita parte da sociedade, mas principalmente, da vida humana.

É ser atuante nas esferas da Administração Municipal, estando presente em ações voltadas para a saúde, assistência social, educação e para o lazer.

É cuidar para que os cidadãos possam transitar pela cidade com tranquilidade. É auxiliar as Polícias, Civil e Militar, no desempenho de suas funções em prol da segurança da população.

Mensagem do Diretor

Atualmente, em razão da pandemia que nos assola, podemos dizer que ser um agente da Guarda Municipal é também ser, sem falsa modéstia, um pouco herói, estando juntamente a outros profissionais na linha de frente, buscando recursos e transmitindo informação, na tentativa de proteger o bem mais valioso que temos: nossos munícipes.

Nesse curto espaço de tempo sabemos que crescemos bastante. Mas tenho a convicção de que evoluiremos muito mais e que, dia após dia, nos tornaremos não apenas profissionais, mas seres humanos melhores, capazes de aplicar o sábio ensinamento de Carl Jung: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana”.

Diante de tudo isso, gostaria de agradecer aos nossos guardiões e guardiã pelo exímio desempenho de suas funções, principalmente diante da escassez de recursos com a qual convivemos, e pela busca constante por aperfeiçoamento profissional, a fim de levar o nosso melhor à população lagartense.

Sei que, apesar de todas as dificuldades, nosso lema “Proteger e Servir” está acima de qualquer obstáculo que possa surgir.

Agradeço também aos que por aqui passaram e deixaram sua marca, contribuindo para a formação de nossa história. E, aproveitando o momento, saúdo a todos através de nosso irmão, Genésio Monteiro da Cruz, que partiu deste plano, deixando em nossos corações muitas saudades e boas lembranças. Como dizia Olavo Bilac, “Saudade: presença dos ausentes”.

Por fim, só me resta dizer Parabéns à nossa querida Guarda Municipal de Lagarto, pelo dia do seu aniversário!

GM Flávio dos Santos Faria
Diretor da Guarda Municipal de Lagarto