Compartilhe:

A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Estado de Sergipe já começou e é de extrema importância que os produtores dos municípios realizem a imunização do seu rebanho bovino, pois a doença pode ocasionar prejuízos incalculáveis entre os pecuaristas.

Mesmo em um cenário de pandemia do Covid-19 e todos os cuidados com a sua prevenção, outra grande preocupação da Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria de Agricultura, é a campanha contra a Febre Aftosa, para que seja realizada a imunização de todos os rebanhos eficientemente.

“De acordo com ofício emitido pelo MAPA, através da Divisão de Febre Aftosa (Difa), a comprovação da vacinação deverá ser realizada, preferencialmente, por canais virtuais, evitando a comunicação presencial”, frisou o secretário Túlio Simões.

Para o médico veterinário, Francisco Almeida, recomenda que, em caso de dúvida, procure o órgão responsável pelo registro em sua região – em Lagarto é a EMDAGRO.

“Alguns cuidados se fazem necessários na hora da compra, armazenamento e manipulação da vacina, além dos cuidados necessários no momento da vacinação do rebanho”, destacou o veterinário.

Confira as dicas primordiais:

•Adquirir a vacina somente em estabelecimentos credenciados pelo órgão de defesa sanitária animal;

•Tomar cuidado com a conservação, transporte e armazenamento da vacina de aftosa, manter a mesma sempre refrigerada;

•Usar luvas durante a aplicação, além de materiais esterilizados e agulhas com o calibre e tamanho indicado;

•Tomar cuidado para aplicar a dose recomendada de 2ml por animal e no local recomendado;

•Ter cuidado no momento do manejo, realizar o deslocamento do gado de forma adequada evitando estresse no momento de contenção dos animais no brete.

Última atualização em 2 de junho de 2020