Técnicos da cervejaria sergipana Uça, com apoio da Prefeitura da Prefeitura de Lagarto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, virão a Lagarto para seleção e coleta de amostras da nossa manipueira.

A manipueira é o líquido extraído na prensagem da mandioca durante a produção de farinhas e tapioca e utilizado na culinária do Norte e nordeste do Brasil.

O objetivo desta colheita é muito especial, pois o produto originado das nossas lavouras será enviado para avaliação das cervejarias do sul do país, a Zalaz e a Cozalinda, que estão realizando o “Projeto Manipueira”.

O nome do projeto significa “o que brota da mandioca”, na língua Tupi. A partir de uma receita comum, os cervejeiros adicionarão leveduras tipicamente brasileiras, extraídas da manipueira.

Uma produção coletiva e simultânea de 33 cervejarias artesanais brasileiras em dez estados e a sergipana Uça investirá justamente na matéria prima de Lagarto.

Entenda o processo

A ideia é que os micro-organismos de cada localidade sejam protagonistas no produto final, que ficará pronto dentro de 12 meses – depois da fermentação e de um período de maturação em barris de madeira na temperatura ambiente de cada local.

Cada cervejaria buscou fontes de manipueira em sua cidade ou região e realizou uma primeira fermentação do líquido para gerar a quantidade necessária de micro-organismos que serão usados na a cerveja.

A expectativa é obter uma cerveja única, que só pode ser produzida em cada uma das cidades do projeto, com aromas e sabores próprios, já que o processo de fermentação também é responsável por conferir essas características.

Última atualização em 22 de setembro de 2022