Nesta quarta-feira, 16, a Prefeitura de Lagarto, através das Secretarias Municipais de Agricultura (SEMAGRI), Indústria e Comércio (SEMIC) e Meio Ambiente e Ações Climáticas (SEMAC), visitou duas indústrias de laticínios no município de Nossa Senhora da Glória. A iniciativa teve como objetivo firmar parcerias e trazer inovações que beneficiarão os produtores de leite de Lagarto.
Uma das empresas visitadas foi a Fábrica Natville, onde foi firmada uma parceria que resultará na cessão de 20 tanques de refrigeração com capacidade para 600 litros de leite cada. Esses tanques beneficiarão mais de 100 produtores locais e serão entregues durante a Exporingo, prevista para o mês de março.
Com a instalação dos tanques, a produção de leite no município será ampliada, fortalecendo a renda e o comércio dos produtores locais. Os equipamentos são cedidos por meio de um contrato entre a Natville e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), dentro do Programa Mais Leite Sustentável, que busca otimizar a qualidade do leite no Brasil.
Organização e cadastro para os produtores
O secretário de Agricultura, Luciano Alves, destacou como será o processo de instalação e distribuição dos tanques.
“Iremos realizar um levantamento dos assentamentos, comunidades e associações para identificar os locais ideais para a instalação dos tanques. Após isso, divulgaremos amplamente nas redes sociais e nos canais de comunicação do município um chamamento público. Assim, os produtores interessados poderão comparecer à Secretaria de Agricultura para se inscreverem e concorrerem aos benefícios”, explicou.
Visita à Natulac e convite para expansão em Lagarto
A agenda em Nossa Senhora da Glória incluiu ainda uma visita à Fábrica Natulac, onde os secretários conheceram as instalações e aproveitaram para convidar a empresa a considerar a abertura de uma filial em Lagarto.
“Queremos ampliar o potencial industrial e comercial do município e entendemos que a instalação de uma unidade da Natulac em Lagarto contribuiria significativamente para esse objetivo”, enfatizou Marlysson Magalhães, secretário de Indústria e Comércio.
Selo de Inspeção Municipal: incentivo à legalização dos produtos
Outro tema debatido foi a implementação do Selo de Inspeção Municipal (SIM). De acordo com o secretário Luciano Alves, um projeto de lei será enviado à Câmara Municipal para permitir que a Secretaria de Agricultura emita o selo.
“O SIM beneficiará os produtores, garantindo a comercialização legal de produtos dentro do município e fortalecendo a cadeia produtiva local”, ressaltou o secretário.
Última atualização em 17 de janeiro de 2025